CAPINÓPOLIS, MINAS GERAIS – Os dados do Datapedia mostram que a renda per capita – média de renda por pessoa – do capinopolense ultrapassou as médias nacional e estadual entre 2000 e 2010.

O período coincide com o início das atividades da Usina Vale do Paranaíba, do Grupo João Lyra. A unidade sucroalcooleira paralisou as atividades em 2013 após decreto de falência do Grupo JL.

Outro fator influenciador da pesquisa é o período de grande expansão econômica e programas de erradicação da pobreza promovidos pelo Governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
renda-per capita capinopolense

A pesquisa revela dados até 2010 – não há informações após 2013, quando grande parte dos trabalhadores que eram empregados na usina Vale do Paranaíba já haviam se mudado para outras localidades em busca de emprego.

Até o início da década de 2000, o índice de crianças e jovens entre 0 e 14 anos que eram vulneráveis à pobreza, era maior que a média no Estado de Minas Gerais. Em 2010 a pesquisa mostra que Capinópolis ficou abaixo da média no Estado, apresentando 39,87% contra 46,41% da média dos municípios mineiros.

pobreza-crianças

A pesquisa revela que até 2000, a população era mais pobre que a média do Estado de Minas – entre 2000 e 2010, o índice de pobreza reduziu e ficou abaixo da média estadual.

pobreza-populacaoO índice de trabalhadores sem carteira assinada caiu, mas continuou acima da média estadual e nacional entre 2000 e 2010.

empregados-sem-carteira

Ao longo dos próximos dias, o Tudo Em Dia trará novos dados da pesquisa.

Fonte: Datapedia


DEIXE UMA RESPOSTA