Capinópolis

 

fotos: Marina Braga

Cidade de povo alegre e hospitaleiro, a “Cidade celeiro de Minas, orgulho do Brasil” esse é o título atribuído a este  município do Triângulo Mineiro, com 697 km2 de área, distante 722 km da Capital Belo Horizonte, bem servido de estradas municipais e estaduais, com clima temperado e terra “massapê”, relevo levemente ondulado, uma hidrografia composta de mais de 20 córregos e ribeirões, tudo contribuindo para fazer do lugar uma das áreas de produção agropecuária mais destacadas do Estado.

Capinópolis tem hoje (2011), 57 anos de emancipação polí­tico administrativa, mas tudo teve início por volta de 1810, quando chegaram à  regiãoo seus primeiros ocupantes: José Rodrigues, D. Francisca Ângela da Silva e José Luciano Teixeira, donos de “Seis Marias”, mas Capinópolis “nasceu” em torno de 1927, quando o senhor Jerônimo Maximiano da Silva resolveu fazer o loteamento de parte de sua fazenda, recebendo o nome de “Capão da Onça”, “Araial do Capim”. Em 1940, foi erguida a primeira capela, consagrada a São Pedro. Três anos mais tarde, o povoado tornou-se distrito de Ituiutaba-MG e em 1953, foi emancipado com o nome atual, Capinópolis.

A denominação se deve ao fato do lugar designado para o loteamento pelo fazendeiro ter uma “coroa de capim”.

FATOS MARCANTES

A passagem de Orlando Sabino na década de 70, marcou uma geração, que até nos dias atuais, relembra o terror trazido por este paranaense, que por meio de sua loucura, trouxe o medo e a morte.

mapa

Geografia

Sua população segundo o IBGE/2009 é de 16.043 habitantes

O municí­pio faz parte da região do Triângulo Mineiro, e tem fronteiras com Canápolis, Cachoeira Dourada e Ituiutaba.

Curiosidade: ao contrário do que se imagina, o município de Ipiaçu, embora faça parte da Comarca de Capinópolis, juntamente com Cachoeira Dourada, não faz limite a Capinópolis. Há um “braço” de terras pertencente a Ituiutaba, como saída desta para o rio Paranaíba, entre os dois municí­pios.

Hidrografia

Seu acesso rodoviário é feito pela BR-154, até entroncamento com BR-365 (próximo a Ituiutaba) ou MG-226 até Canápolis.

Administração Municipal

  • Prefeita: Dinair Maria Pereira Isaac, do DEM (2009/2012)
  • Vice-prefeito: Jorginho Jacoub Habib, do PSDB
  • Presidente da câmara: Vereador Alúcio Augusto de Melo

Fotos

[flgallery id=2 /]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

“Pulseiras do sexo” deixam pais e educadores apreensivos

* Ituiutaba esporte leva goleada do Ipatinga