Wi-fi x 3G

Orkut, Msn, Facebook e uma conta de e-mail já faz parte da vida de muitas pessoas espalhadas pelo mundo, especialmente no Brasil, onde sites de relacionamento como o Orkut tem uma audiência espantosa.

A internet vem causando dependência não só no segmento de entretenimento, mas também no trabalho e estudos. O governo Federal lançou em 2007 o Simples Nacional, onde a guia de recolhimento, chamada DAS, é gerada direto do site da Receita Federal. Governos Estaduais também já emitem seus documentos de arrecadação por meio da Internet.

Com a expansão da tecnologia e programas de inclusão digital, várias opções surgem no mercado oferecendo internet com qualidade e custos menores.

Continua após a publicidade

A empresa “A ilha.com” fez uma comparação entre duas das tecnologias em evidência, a 3G e a internet Wi-fi.

WI-FI PONTOS FORTES

Wi-fi: Baixo custo. Uma das opções mais baratas atualmente.

Wi-fi: Suporte mais próximo do usuário, obtendo mais eficiência.

Wi-fi: Estabilidade para download e opera bem com Upload (envio de arquivos).

Wi-fi: Ilimitada para trafegar e baixar arquivos.

3G PONTOS FORTES

3G: Mobilidade. Um pequeno modem é acoplado a  máquina e garante conexão 3g ou 2g (GSM).

3G: Maior velocidade para download – até 1MB.

PONTOS FRACOS

Wi-fi: Pode cair, quando não instalada adequadamente;

3G: Extremamente lenta para upload (enviar arquivos: fotos, músicas, email);

3G: Em alguns planos, existe cobrança abusiva de tráfego excedido. Em outros planos, existe redução da velocidade após baixar 1Gb.

QUEM LEVA A MELHOR?

No teste efetuado no estúdio da empresa A Ilha, chegou-se a conclusão que as duas atendem bem a consumidores diferenciados. A Internet Wi-fi leva vantagem com relação ao custo benefício.

Quem deseja apenas baixar poucos arquivos com rapidez, pode optar pela internet 3G. Ideal para quem possui computador portátil.

Quem optar pela internet Wi-fi, poderá baixar em menor velocidade, porém sem limites. Ideal para usuários domésticos, empresas e estudantes.


Comments are closed.