Em todo o mundo é assim: muita gente sonha com a fama e o glamour que ela promete trazer. Na mídia, e fora dela, vemos pessoas fazendo de tudo para aparecer e, quem sabe, alcançar um lugar nesse palco tão disputado. Na internet, essa busca ganhou uma proporção maior, uma vez que – por ser uma ferramenta tão democrática – ela permite que as pessoas tentem diversas estratégias até obter o sucesso.

Bia Granja, curadora do YouPix explica: “A internet tem essa coisa de ser democrática, igual para todo mundo”. Ela lembra ainda que algumas facilidades, como o celular e o You Tube, abriram ainda mais o caminho para quem quer ser famoso. “Mas, na verdade, não é porque todo mundo tem a mesma ferramenta, que todo mundo tem o mesmo talento”, avisa.

E será que existe uma fórmula ou caminho para alcançar os tais 15 “quilobytes” de fama no mundo virtual? Com uma dose extra de sorte, alguns acabam caindo na graça dos internautas, quase por acidente, sem qualquer pretensão. São casos passageiros e que, na maioria das vezes, acabam esquecidos no tempo.

Continua após a publicidade

Alcançar a fama “de verdade” na internet não é assim tão simples quanto parece; e não depende só de você.

PC Siqueira, vlogger e apresentador, explica que “na internet, você precisa ter alguma coisa para mostrar para as pessoas, por bem ou por mal, para ter destaque. Elas vão atrás do conteúdo e, não necessariamente vão escolher o seu. Não tem como forçar isso”.

Somando uma dose de genialidade e muito carisma, PC Siqueira virou celebridade e foi além da web. Seus vídeos online ganharam tamanha proporção que o jovem foi parar na TV e hoje apresenta um programa na MTV. Por onde anda, está cercado de flashes e de fãs.

“Eu não estou acostumado com isso, ainda. É uma coisa com a qual eu lido todos os dias. Não acho ruim, eu sempre digo que é melhor as pessoas estarem em volta porque gostam de mim, do que se estivessem porque não gostam”, completa PC.

Mas como ele, existem poucos, afinal, a popularidade dessas “web celebridades” precisa ser avaliada e construída além dos números de seguidores no Twitter ou quantidade de amigos nas redes sociais.

Só que cada vez que alguém “chega lá”, o desejo e a esperança dos que vivem tentando ficam ainda mais aguçados. São milhares de internautas anônimos com um só pensamento: “Bom, se ele conseguiu, eu também posso”. Mas não há espaço para tanto ego.

Rosana Hermann, jornalista, considera que “as pessoas, às vezes perdem a noção”. Segundo ela, na tentativa de fazer graça o tempo todo na internet, os indivíduos se tornam chatos. Outro problema comum é a competição entre as potenciais web celebridades.

“Tem gente que se sente muito incomodado com o sucesso, fama e seguidores do outro. E aí, é que nascem os “trolls”, quando as pessoas ficam xingando umas às outras”, aponta Bia Granja.

E você, o que acha dessa discussão? Será que existe um limite?! Ou você acredita que existe mesmo uma fórmula para se tornar famoso na internet? O que é preciso para chamar a atenção dos internautas e se manter no topo da mídia social por mais do que 15 minutos? Divida sua opinião com a gente. Aproveite também para ver um guia que o YouTube criou para ajudar você a se tornar uma celebridade no mundo virtual. Boa sorte.


Comments are closed.