*Sono pode ajudar a perder peso

Quem quer perder peso, além de seguir a clássica recomendação de cortar calorias e praticar exercícios, terá que incluir mais uma dica: dormir bem. Um estudo, publicado na revista Annals of Internal Medicine, mostra que a falta de sono pode dificultar a eliminação do excesso de gordura em quem faz dietas.

Os pesquisadores estudaram dez adultos saudáveis, mas que estavam acima do peso. Alguns participantes dormiram apenas cinco horas e meia por noite e os outros tinham oito horas e meia de sono, em um ambiente vigiado pelos pesquisadores.

Depois de duas semanas, eles compararam os níveis de gordura corporal e massa magra das pessoas. Quem dormiu as oito horas e meia por noite perdeu 56% mais gordura, enquanto os que tiveram o tempo de sono menor perderam menos gordura e mais massa magra, como músculos.

A ideia inicial era medir perda de gordura, mas os pesquisadores também perceberam a alteração de outros fatores, como hormônios que afetam apetite e peso. Os participantes tiveram também seu nível de fome avaliado. "Entre outros efeitos hormonais, nós descobrimos que a restrição do sono causou um aumento dos níveis de grelina no sangue. É um hormônio que reduz o gasto de energia, estimula fome e a ingestão de comida, promove a retenção da gordura e aumenta a produção de glicose no corpo. Isso pode explicar por que os que dormiram menos disseram sentir mais fome", conta Plamen Penev, pesquisador da Universidade de Chicago e líder do estudo.

E para quem acha que dormir pouco temporariamente não tem impactos no corpo, os pesquisadores concluíram que, mesmo períodos curtos de privação do sono podem atrapalhar a perda de peso. Assim, quando cortar calorias, quem faz regime deve também dormir corretamente para conseguir emagrecer com mais facilidade.

(Fonte:Revista Galileu)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Urna eletrônica ainda é “algo complicado” para pessoas menos esclarecidas

*Top 10: Animais estranhos e raros