* Urna eletrônica ainda é “algo complicado” para pessoas menos esclarecidas

Parece mágica, mas poucas horas após o final da votação em todo o Brasil o resultado da eleição do dia 03 de Outubro já era revelado aos eleitores, tudo graças ao sistema eficiente da urna eletrônica brasileira.

Existe muita polêmica sobre o nascimento da urna eletrônica, já que, desde os anos 1980, durante o regime militar, ocorreram no Brasil diversos estudos sobre a realização de eleições informatizadas. Entretanto, a idéia de urnas eletrônicas firmou-se a partir de pesquisas realizadas pela Justiça Eleitoral para tornar mais fácil o processo de votação e apuração nas eleições.

A urna eletrônica é um computador que armazena as informações da votação  em determinada seção eleitoral e ao final, grava tudo em um disquete que é levado ao TSE.

Muitas pessoas ainda tem dificuldades em manusear o equipamento, mesmo portando a “colinha eleitoral”. Paulo Braga, diretor do portal capinopolis.com, foi mesário voluntário pela 7ª vez na seção 26 da Escola Higino Guerra e afirma que alguns problemas são comuns durante a votação.

Essa máquina está errada! ela não aparece a foto do meu candidato a presidente” afirmou Paulo Braga ao se referir a uma eleitora que desejava votar apenas para presidente.

O fato da fotografia não aparecer é por que a eleitora digitou o número do candidato a presidência no local onde deveria digitar o número do candidato a deputado estadual, confirmando seu voto apenas para a legenda.

Eleitores alcoolizados também causam inúmeros transtornos, atrasando a votação, ocupando excessivamente o tempo dos mesários e causando instabilidade na seção, nestes casos, é necessária a intervenção policial.

Outro fato que chamou a atenção na eleição do dia 03 de Outubro foi a grande sujeira deixada pelas ruas da cidade, “santinhos” e panfletos amontoados, algo que não se viu nem na última eleição municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Após vitória recorde Tiririca viaja para o Ceará para descansar.

*Sono pode ajudar a perder peso