Dia de finados com muitas visitas ao Cemitério da Saudade em Capinópolis

Visitantes com a equipe de voluntários da Sucam

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio.

Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.

Entrada lateral do cemitério da Saudade

Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de “Todos os Santos”. O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

Como acontece durante vários anos, a prefeitura Municipal organizou uma grande estrutura para receber os visitantes no cemitério da Saudade em Capinópolis, fornecendo até transporte gratuito.

O tempo com temperatura mais amena contribuiu para que milhares de pessoas pudessem fazer suas homenagens à pessoas queridas que já não estão mais presentes.

A secretaria de saúde dá suporte ao público presente, aferindo presão arterial e se preciso, primeiros socorros.

Enfermeira aferindo pressão

A equipe da Sucam também auxiliaram como vonluntários e aproveitaram para lembrar o perigo da dengue e apresentaram  formas de prevenção de um jeito criativo.

Alguns comerciantes não perderam a oportunidade de obter lucros com a data, comercializando produtos como flores, vasos, coroa de flores e até alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Novidade no mercado: Construtora faz serviços na construção civil e parcela o serviço em até 10x no cartão de crédito

* DINAIR ISAAC: “Sou grata ao Povo de Capinópolis”