* Folia de Reis de Ituiutaba é premiada pelo Ministério da Cultura

Prêmio que homenageia Inezita Barros seleciona idéias criativas em todas as regiões brasileiras, onde Ituiutaba teve a única Folia de Reis do Sudeste premiada

Ituiutaba está em festa, a “Companhia de Reis Estrela Guia” é a única premiada no Sudeste Brasileiro no II Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa – Edição Inezita Barroso, cuja publicação do resultado oficial saiu na edição do dia 19 no Diário Oficial da União.

Segundo a coordenação da premiação, ao todo são 40 prêmios divididos em duas categorias: Formas de Expressão Artísticas, 30 prêmios, sendo seis para cada região do País; e Desenvolvimento de Produtos e Ações, 10 prêmios, dois por região.

O Edital teve 590 inscritos e 572 iniciativas aptas a concorrer. Além das 40 selecionadas, 510 iniciativas obtiveram nota mínima de 40 pontos. Dos trabalhos selecionados, 20 foram apresentados por instituição, 13 por pessoas físicas e sete por grupos informais – coletivos organizados sem registro como pessoa jurídica. Os projetos são variados e envolvem música, dança história oral, artesanato, teatro e muitas outras formas de expressão criativa.

Os premiados da região Sudeste foram:

1º – Projeto Vozes da Cidade de Deus – vozes unidas pelo canto – Casa de Santa Ana – Rio de Janeiro-RJ;

2º – Imagens do tempo: O envelhecimento sob o olhar de crianças e idosos – Associação Reciclázaro – São Paulo-SP;

3º – Tia Dita no Raiar da Aurora – São Paulo–SP;

4º – Banda Integrando Gerações – Corporação Musical São José – MG;

5º – Companhia de Reis Estrela Guia – Ituiutaba – MG.

“Foram 590 inscritos e a nossa Companhia de Reis Estrela Guia, com um trabalho importantíssimo desenvolvido pelo meu Pai, Seu Antenor, nossa querida Ituiutaba ganha mais um espaço no cenário nacional numa premiação da mais alta relevância para nossa cultura”, comentou Regilane Aparecida das Graças Silva, coordenadora do projeto.

Segundo Regilane o apoio do SIPRI – Sindicato dos Produtores Rurais de Ituiutaba foi de suma importância para esse sucesso. “O SIPRI na pessoa do Romes tem feito sempre eventos que promovem a nossa cultura e isso valoriza e motiva o crescimento desse trabalho na região”, completo

* MINAS GERAIS: Homem pode ter sido enterrado vivo

Reality Show: Acompanhe o dia-a-dia da construção de uma casa feita pela Minas Construtora