Força das chuvas provoca danos nas cidades

Velhos hábitos e novos problemas. Assim tem sido a rotina da Prefeitura Municipal de Capinópolis, e outras mais de 5 mil Prefeituras em todo País.

O velho hábito de descartar o lixo através de sacolinhas e de jogar entulho nas ruas da cidade por parte dos próprios moradores tem contribuído para muitos desastres, principalmente em municípios onde o escoamento de água é difícil. “Não temos esse problema em Capinópolis, existem alguns pontos isolados sem muita gravidade, mas o que temos visto é a própria ação do cidadão revertendo contra ele mesmo”, revela Lussane Pricinoti, arquiteta.

Para Lussane o primeiro erro dos moradores acontece dentro de suas próprias casas, onde a maioria pavimenta todo quintal e joga a água na rede de esgoto, o que é irregular e impróprio. “Quando temos períodos de chuva onde o acumulado de água é grande, a tendência dessa água é retornar para dentro das próprias casas, e aí todo mundo vai à Prefeitura reclamar, mas ninguém observa que ele mesmo construiu essas redes que provocou o retorno”, comentou.

Para Lussane os moradores de Capinópolis podem contribuir para amenizar os problemas. “O bom seria se todos fizessem suas calçadas ecologicamente correta, deixando uma faixa de grama, o que deve acontecer também nos quintais das casas, onde os moradores não deveriam pavimentar todo quintal, deveriam deixar uma boa parte na terra ou plantar grama, isso ajudaria e evitaria transtornos como o que está acontecendo em algumas residências”, disse.

“As pessoas antes de construir devem buscar a orientação de um bom profissional, cujas informações servirão para evitar problemas no futuro”, concluiu Lussane.

Nas ruas da cidade e na zona rural a ação das fortes enxurradas e do volume de água também tem provocado destruição. “Desde o mês de fevereiro temos feito um trabalho emergencial e onde a estrada é danificada ou pontes tem sua estrutura abalada, a Secretaria de Obras entra de imediato com o serviço, e dessa forma vamos dando condição de trafegabilidade”, comentou a prefeita Dinair Isaac. “Quanto às ruas e avenidas da cidade temos que aguardar, pois fizemos um grande trabalho de recuperação no Bairro Wagner de Paula e sabemos que todos os demais Bairros estão com suas ruas danificadas pelas chuvas, e nesse momento se fizermos o tapa buracos é o mesmo que jogar dinheiro na enxurrada, temos que aguardar”, completou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PTB tem nova diretoria em Capinópolis

PM prende casal de Capinópolis por associação ao tráfico de drogas