Só até 13/05: Vacinação contra a Gripe “A”

Idosos mais uma vez estão descumprimento um importante compromisso com a qualidade de vida no futuro, e deixando de receber a vacina gratuita que os protege contra a gripe no período de um ano.

O problema não é exclusivo de Capinópolis, mas muitos outros municípios brasileiros estão com dificuldades em cumprir a meta e vacinar seus idosos.

Em Capinópolis de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, são 2.478 idosos a serem vacinados, e até o fechamento desta edição apenas 1.244 foram vacinados.

Outras faixas etárias que tem direito à vacina são crianças de 6 meses a 2 anos de idade e gestantes.

No caso das gestantes, a meta em Capinópolis é vacinar 193 mulheres, sendo que 87 foram vacinadas até o momento.

Já as crianças de 6 meses a 2 anos de idade, somam em Capinópolis um total de 313, sendo que 213 já foram vacinadas.

“Temos esses últimos dias para aplicar a vacina e cabe a qualquer pessoa responsável levar as crianças e até mesmo os idosos para receber a vacina, que é gratuita e estará à disposição nos Postos de Saúde dos Bairros de Capinópolis até sexta-feira, dia 13, quando se encerra a campanha”, disse Cristina Borges, coordenadora do Programa Saúde da Família em Capinópolis.

Em Minas Gerais o índice mais baixo de vacinação é o de gestantes, onde apenas 28% foram vacinadas até o último sábado (07). O índice geral no estado por enquanto é de 49% de cobertura vacinal, longe do índice de 80% a ser alcançado, conforme determina o Ministério da Saúde.

Em Capinópolis esse índice chega a 51%, aumentando ainda mais a preocupação da SMS que convoca a todos os familiares a observarem bem em sua casa, se há alguém dentro do grupo beneficiado que ainda não foi vacinado. “Trata-se de uma vacina da mais alta importância para essas faixas etárias e grupos, é proteção por um ano, é qualidade de vida, e os familiares devem estar atentos e ser responsáveis em levar ao Posto de Vacinação quem está apto a receber a vacina, e o último prazo será na sexta-feira (13)”, concluiu o secretário de Saúde, Mário Antonio de Oliveira.

Comerciantes já podem requerer seu espaço na EXPOCAP 2011

FECIAGRO terá “Encontro da Mulher Empreendedora”