PSF’s de Capinópolis podem ganhar reforço de médicos do Hospital das Clínicas da UFU‏

Um sonho que pode se tornar realidade em breve, um atendimento de melhor qualidade com a presença de um grande número de médicos junto à Secretaria Municipal de Saúde de Capinópolis. Esse tem sido o intuito de muitas negociações desenvolvidas pela prefeita do município, Dinair Isaac desde o início do seu mandato junto à Reitoria da UFU – Universidade Federal de Uberlândia.

 

No início o assunto era ligado à utilização em parceria com a UFV – Universidade Federal de Viçosa, das instalações do CEPET – Centro de Experimentação, Pesquisa e Extensão do Triângulo Mineiro, para que alunos de Capinópolis e Região fossem beneficiados com cursos técnicos ou de graduação.

 

Passados alguns meses a solicitação feita pela prefeita Dinair ganhou espaço na área da saúde, onde se observou a necessidade em ampliar o atendimento de baixa complexidade dentro dos PSF’s, deixando o cidadão ali mesmo no seu bairro, sem a necessidade de peregrinar pela cidade atrás do atendimento. “Temos investido R$ 100 mil por mês no Hospital São Camilo, e pagamos em dia, sem atraso, e mesmo assim temos visto as cobranças da população em termos de atendimento, a demora, ausência de profissionais, e a continuidade da prática da “Ambulacioterapia”, ou seja, continuamos levando nossos pacientes para outras regiões, e isso tem que mudar”, afirmou a prefeita.

 

Nos últimos meses várias visitas foram feitas em Capinópolis, por parte da Reitoria, médicos, coordenadores de cursos e professores da UFU de Uberlândia e Ituiutaba para conhecerem as instalações tanto na área da saúde, quanto educação no município.

 

“Fiquei satisfeito coma estrutura física dos PSF’s nos Bairros, da Unidade Mista de Saúde, dentre tantos outros prédios que visitamos e vi que o que falta na verdade é a presença de mais médicos próximos ao paciente, perto da sua casa e esse tem sido o principal objetivo das negociações entre a Universidade Federal de Uberlândia e a Prefeitura de Capinópolis através da prefeita Dinair Isaac”, comentou o Reitor da UFU, Dr. Alfredo Júlio Fernandes Neto.

 

Na proposta que está sendo analisada, vários médicos estariam vindo para Capinópolis e fazendo o respectivo atendimento dentro das Unidades do Programa Saúde da Família, diminuindo a incidência de pacientes no Pronto Atendimento.

 

Indagado sobre o andamento das negociações, o Reitor afirmou que estão bem encaminhados, pois há um grande interesse de ambas as partes, há vontade política tanto da Universidade quanto da Prefeitura. “Temos que tirar os médicos dos grandes centros e levá-los para o interior, dar uma melhor formação, e esse profissional entender que no interior, nas cidades pequenas também se faz medicina e com qualidade, além disso, graças á tecnologia hoje utilizada pelos grandes Hospitais, podemos fazer um atendimento em Capinópolis ligado direto com o Hospital de Clínicas em Uberlândia”, comentou o Reitor.

 

“Vindo para Capinópolis vamos fazer com que os novos médicos tenham uma formação diferente, pois hoje o médico é formado e não coloca a mão no paciente e apenas olha, pede muitos exames caros e só depois vê o que de fato está acontecendo, e isso tem que mudar, e evitar exames desnecessários que só aumenta o gasto do paciente, e temos que ter um médico mais próximo desse paciente, mais amigo, voltar aos tempos antigos do médico amigo da comunidade”, completou Alfredo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Jovem de 17 anos é morto a tiros em Uberlândia

Vídeos