Moradores do Bairro Brasília realizaram grandiosa festa julina no último sábado

A tradição da festa junina é mantida por moradores do bairro Brasília

CAPINÓPOLIS, MG – A tradição da festa junina e julina é uma maninfestação da cultura que passa por gerações e se depender dos animados moradores do bairro Brasília, essas comemorações em homenagem à São João, São Pedro e Santo Antônio tendem a perpetuar.

Os moradores e amigos uniram-se para realizar a festa no último sábado (16), comemoração que já é tradição no bairro. Houve quadrilha, casamento caipira, muita comilança, fogos e muita animação com show ao vivo de Rayane e Caravana Show.

 O evento reuniu centenas de pessoas e autoridades como o vereador Wagner

Vereador Wagner Juvêncio

Juvêncio (Waguinho) que sentiu-se honrado em prestigiar  essa manifestação cultural em nossa cidade. “O bairro Brasília está de parabéns. É com muita alegria que venho prestigiar o esse evento tão grandioso que exalta cultura e os custumes do nosso povo”, afirmou o vereador.

Origem da Festa Junina

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

 Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas. 


[flgallery id=23 /]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leopardo ataca guarda florestal de vilarejo da Índia

Dez pessoas morreram em acidente envolvendo o ônibus do cantor Gustavo Lima