PM cria Rede Vizinhos Protegidos em Capinópolis

img ilust

Desde o ano de 2004 a Polícia Militar de Minas Gerais vem desenvolvendo em algumas cidades do Estado um projeto direcionado para a prevenção de delitos através da cooperação entre vizinhos, o qual é conhecido pelo nome Rede de Vizinhos Protegidos. Este projeto recebeu grande aceitação dentre os participantes e agora vem sendo difundido para as demais cidades do Estado, como forma de ampliar as ações preventivas e diminuir a incidência de crimes. Neste sentido, moradores do Bairro Alvorada I em Capinópolis aderiram à idéia e passaram a se reunir com policiais militares do 4º Pelotão, visando criar as bases para se instalar a primeira Rede de Vizinhos Protegidos na cidade. Sob a coordenação do comandante do 4º Pelotão, Tenente Edimilson, tais encontros se prestaram ao esclarecimento de como funciona o projeto e também para estabelecer a forma como cada um dos envolvidos deve participar das atividades.

O oficial destacou que a idéia principal do projeto é a de que “vizinho protegerá vizinho” de maneira cooperativa; sendo que cada morador terá a responsabilidade de atuar de forma mútua e comprometida, alertando sobre a presença de pessoas e veículos suspeitos nas imediações de onde reside. Para isso, a Polícia Militar ensinará aos participantes do projeto como se utilizar de sinais sonoros e outras estratégias a fim de impedir e dificultar a ação de infratores. Além disso, em todos os casos, os participantes do projeto serão orientados a informar todo fato relevante à Polícia Militar, que procederá a abordagem das pessoas e veículos suspeitos com a maior brevidade possível; bem como fará o monitoramento das ruas onde estes tenham sido avistados.

Neste cenário em que a Segurança Pública assumiu papel de relevância na sociedade, ficou claro que as forças policiais necessitam da participação de todos os cidadãos de bem a fim de fazer frente às ações cada vez mais ousadas praticadas pelos criminosos em todas as regiões do País. Para isso, é fundamental reduzir os índices de criminalidade através de ações inteligentes e cooperativas. O objetivo do projeto Rede de Vizinhos Protegidos é fazer com que cada pessoa recupere a sensação de segurança e adquira o sentimento de participação solidária e voluntária; sendo que neste sentido, a Polícia Militar passa dicas e orientações sobre autoproteção para os moradores

participantes, contribuindo para que haja mudança dos hábitos dos mesmos que antes facilitavam a ação de cidadãos delinqüentes.

O Tenente Edimilson informou ainda que o projeto está apenas no início, tendo sido escolhido um setor da cidade como piloto; a partir do qual, outros grupos de cooperação serão criados e com isso buscar-se-á reduzir a prática de crimes diversos em nosso município. Para tanto, o local escolhido foi a Rua 114, no bairro Alvorada, onde alguns moradores participaram de uma reunião inicial e nesta segunda fase receberam as dicas da Polícia Militar sobre segurança pública, além de afixar a placa identificando suas residências como membros do projeto. Como consideração final, o Tenente Edimilson informa que a população em geral pode procurar mais informações a cerca do projeto Rede de Vizinhos Protegidos diretamente no Quartel da Polícia Militar em Capinópolis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ring Galaxy S4

Três pessoas morreram em um acidente na BR-365 nesta madrugada