Prefeitura de Ituiutaba inicia tratamento de córregos contra larvas de mosquitos

Divulgação

O calor e a proximidade do período de chuvas não alerta a população somente para o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A preocupação quanto à propagação do mosquito Culex, popularmente chamado de pernilongo, também é evidente nessa época. Para combater ambos os insetos e outros mosquitos vetores de demais doenças, a Prefeitura de Ituiutaba iniciou ações em córregos da cidade.

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), 19 pontos dos seis córregos que banham a área urbana de Ituiutaba começaram a receber tratamento larvário esta semana.

Na tarde desta quarta-feira (27), a equipe do CCZ aplicou o produto que petrifica as larvas dos mosquitos no segundo e no quinto ponto do Córrego São José, na divisa dos bairros Eldorado e Santa Edwiges e no Setor Norte, respectivamente. Trechos dos córregos Pirapitinga, Buritis, Do Carmo, Buritizal e Lagoa também estão no cronograma dos serviços.

O produto aplicado, conforme explica o coordenador do CCZ, Antônio Carlos de Freitas, é produzido com substâncias naturais e, além de não agredir o meio ambiente e os animais aquáticos, não afeta a saúde do ser humano. “O líquido atinge somente o organismo da larva, que tem o crescimento interrompido ao ser petrificada”, observa.

Agentes de Controle de Vetores retornam aos locais abrangidos cinco dias depois da aplicação para recolher e descartar as larvas. Se ainda existir focos de criadouros de mosquitos, a substância é reaplicada. Cada pernilongo produz em média 200 ovos em uma única reprodução. O clima quente e a chuva, combinados com locais onde há água parada, é o período mais propício para a proliferação dos mosquitos.

Uma das alternativas mais tradicionais para evitar a presença de pernilongos, por exemplo, no interior de residências, é a instalação de telas de proteção e véus de tule, que impedem a passagem do inseto. O pernilongo, especificamente, costuma ter hábitos noturnos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Morre o presidente do Sindicato rural de Gurinhatã em acidente

A ILHA.COM – Samsung Galaxy Tab 3G c/Android 2.2 por apenas R$ 1.378,89 | só até amanhã