Tumor na laringe de Lula tem cerca de 3 cm, dizem médicos

divulgação

O tumor na laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem cerca de 3 cm, segundo o jornal Folha apurou com médicos do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Lula começa a quimioterapia na segunda-feira (31). Os médicos optaram por esse tratamento para tentar preservar o órgão.

O gastroenterologista Raul Cutait afirmou que Lula e sua mulher, Marisa Letícia, reagiram bem à notícia da doença.

Segundo o médico, Lula está acordado, após os exames que realizou hoje, conversando e bem disposto. Ele foi sedado para a realização dos exames, mas não precisou tomar anestesia. O ex-presidente deve deixar o hospital ainda hoje.

Cutait não faz parte da equipe que está cuidando de Lula, mas participou do grupo que cuidou de José Alencar, que morreu vítima de câncer.

Segundo o médico oncologista Artur Katz, uma das causas importantes para o câncer na laringe é o fumo. Mas também existem causas virais e não é possível ainda dizer o que levou ao desenvolvimento do tumor de Lula.

Katz disse que o tumor “não muito grande” foi descoberto na manhã de hoje. “As chances de cura são excelentes”, completou. Lula é ex-fumante e tinha o hábito de fumar cigarrilhas.

Na quinta-feira (27), Lula comemorou seu aniversário de 66 anos no instituto que leva seu nome. Em uma pequena cerimônia com funcionários, na sede da organização, em São Paulo, o ex-presidente ganhou um bolo.

Mais tarde, recebeu amigos em seu apartamento, em São Bernardo do Campo. Quatro ministros do governo Dilma Rousseff participam da festa: Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), Miriam Belchior (Planejamento), Guido Mantega (Fazenda) e Fernando Haddad (Educação). Foi o primeiro aniversário que ele comemorou após exercer o cargo de presidente nos últimos oito anos.

Dilma, que estava gripada, cancelou a viagem a São Paulo e enviou dois livros de presente.

No mesmo dia, Lula também gravou um vídeo em que agradece as mensagens de parabéns recebidas pela internet. “Mais da metade desses 66 anos eu dediquei a luta pela conquista da democracia desse país”, disse no vídeo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assaltante é preso em Ituiutaba. Vários roubos na cidade foram ligados a ele

Waldemar Machado de Souza, ex-vereador de Capinópolis é assassinado em Uberlândia. Ele foi encontrado em um carro em chamas