Chegou o momento de planejar 2012

A publicitária Raini Carvalho está feliz com o que conquistou este ano

A menos de um mês para o início de um novo ano, para muitos é hora de começar a planejar os objetivos de 2012 e fazer um balanço do que foi conquistado este ano. Nessa hora os planos, metas e sonhos vêem a tona, e é à hora da verdade. Será que tudo que foi planejado deu certo? Como lidar com a frustração de não ter realizado algo que foi muito desejado?

Para o psicólogo, Wesley Nazaré, ao definir uma meta é necessário entender e compreender a realidade que nos cerca, só a partir dessa analise é que podemos definir um objetivo. “A primeira coisa que temos que pensar é se essas metas desejadas são razoáveis ou irrealistas. Isso evita uma frustração lá na frente quando percebemos que não será possível conquistar o que queremos da forma desejada ou teremos que adiar um plano”.

A publicitária Raini Carvalho teve que adiar um dos seus planos feitos para 2012. Apesar disso, ela está feliz com o que conquistou este ano. “Consegui melhorar minha qualidade de vida e conquiste uma melhor colocação no emprego. Só não consegui mobiliar o apartamento que comprei. Para o ano que vem vou focar neste objetivo para conseguir conquistá-lo”, disse a publicitária.

Colocar as metas e os sonhos no papel é o primeiro passo para quem quer cumprir tudo que foi planejado para o próximo ano, é o que explica o consulto de mercado, Adalberto deLuca, “Todo mecanismo é válido! Fazer uma planilha dos objetos ajuda a ter a dimensão dos objetivos. Quando o planejamento está bem estruturado, a pessoa consegue realizar o que foi esquematizado”, disse.

Mudanças de hábito são importantes

Para o consultor de mercado Adalberto deLuca, as pessoas devem também saber direcionar o tempo, o dinheiro e mudar até mesmo hábitos para conseguir alcançar as metas. “É importante aprender a dizer não as situações que podem tirar o foco dos objetivos e resistir as tentações que aparecem no decorrer do ano”.

as se o ano acabou e nem todos os planos foram alcançados é importante saber lidar com as emoções. Para evitar frustrações, de acordo com o psicólogo Wesley Nazaré é preciso tirar da mente a ideia de perfeição. “A sociedade atual cobra uma qualidade de 100% de todos e quando isso não acontece, surge a frustração. Com os meus pacientes trabalho a seguinte frase: vou dar o melhor de mim, assim a cobrança pessoal e social será melhor administrada, e o que for conquistado será muito bem recebido e comemorado”, afirmou.

Matéria – Jornal Correio

Na loja A ilha tem internet a partir de R$ 29,90

Maioria dos moradores de rua bebem e usam drogas