Partos voltam a ser realizados em Capinópolis

Divulgação

Rodrigo Araújo Silva nasceu com muita saúde. O garoto de 3.670 kg e 55 cm foi uma das crianças que nasceram no Hospital de Capinópolis. Há muitos meses que uma simples cesariana não era realizada no município.

Em dezembro, a Sociedade São Camilo deixou a cidade. A Administração Municipal não estava satisfeita com o trabalho da entidade por não cumprir o contrato disponibilizando todas as especialidades médicas e o atendimento adequado à população. Por isso, o contrato foi cancelado. Logo que eles foram embora, a prefeitura assumiu a administração do hospital e garantiu à população a continuidade dos serviços.

Antes, as futuras mamães de Capinópolis faziam o pré-natal junto aos médicos dos PSFs, participavam das reuniões para gestantes, mas na hora do parto eram encaminhadas para Ituiutaba.

Agora é diferente. Desde o dia primeiro de janeiro a Prefeitura Municipal assumiu a direção do Hospital e já mostra que várias mudanças estão acontecendo.

“Exames, pequenas cirurgias e até mesmo uma simples cesariana não estavam acontecendo em nossa cidade. Agora é diferente. A nossa missão é trazer sempre o melhor para a nossa comunidade”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Simone Dantas.

Na terça-feira, dia 24 de janeiro, a equipe médica comemorou o nascimento de três bebês. Agora todos os partos serão realizados em Capinópolis. Para as famílias isso tem um grande significado. “Era tudo o que eu estava querendo. Fomos muito bem tratadas, os médicos conversavam com a gente o tempo todo e, meu filho nascendo aqui, ficou bem mais fácil para receber a visita dos meus familiares”, contou Elizângela Bezerra.

A mãe de segunda viagem fez o pré-natal aqui mesmo na cidade e participou das reuniões para gestantes, realizadas mensalmente em Capinópolis. “Aprendi muito participando dos encontros. Meu outro filho nasceu no Hospital de outra cidade. Mas esse não. Esse nasceu aqui mesmo. É capinopolense!”.

Além de Rodrigo, a equipe médica fez o parto de mais duas meninas: Maria Eduarda e Lanna Beatricy. A missão do Hospital está sendo cumprida. “É um desafio e, ao mesmo tempo, é muito bom ver o hospital crescendo e se desenvolvendo, mesmo com as dificuldades, mas temos ao nosso lado bons médicos. A nossa proposta é melhorar o atendimento e a qualidade dos serviços”, explicou o administrador do hospital, John Mark.

O médico do PSF Semíramis, Carlos Portilho, comemora esse avanço do hospital, porque é bem mais prático atender o paciente aqui mesmo do que esperar por vagas em outros centros. “Temos o respaldo de um ginecologista e de um anestesista e isso nos deixa tranquilos para realizar o nosso trabalho. A nossa intenção é ampliar para outras áreas e evitar o deslocamento e o sofrimento dos pacientes”, contou Dr. Carlos.

Ainda segundo o médico, a ideia é ampliar o número de plantonistas, para evitar que o paciente fique aguardando na recepção do hospital.

Desde que o contrato com a sociedade São Camilo foi rescindido, a prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde de Capinópolis estavam preocupadas em não deixar a população na mão. “Era o nosso medo, mas estamos conseguindo superar com muita tranquilidade. O nosso hospital está atendendo normalmente. O nascimento destes três bebês foi muito bom para nós e para  os familiares”, destaca Simone Dantas. “E isso contribuiu principalmente para as famílias carentes, por às vezes não ter condições de pagar o transporte para conhecer os bebês e fazer uma visita às mães. Isso é gratificante para nós”.

Segundo Simone, o São Camilo não estava cumprindo as necessidades da comunidade.

Há notícia de que as camas do pronto atendimento não tinham sequer um lençol, a pessoa tinha que deitar diretamente no colchão, o que foi corrigido imediatamente tão logo a Prefeitura assumiu o comando do Hospital.

A prefeita Dinair Isaac estava preocupada com a situação. “Estamos vendo que o hospital está melhor, tanto para o servidor quanto para quem necessita do atendimento”.

A prefeitura vai administrar até a chegada da UFU que deverá ser em Março. A equipe vem para melhorar o atendimento, principalmente de média complexidade.

“A nossa meta é melhorar o atendimento e, com certeza, a saúde de nossa população”, finaliza Simone Dantas.

Fonte: Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Capinópolis


Nova diretoria da AMVAP toma posse

Namorado de Jakeline do BBB morre em acidente de carro