Comércio de Ituiutaba deve aproveitar a chegada de mais de 5 mil foliões para o carnaval

SoniaCorreia - LuizPedro - VeraLucia

ITUIUTABAMais de 5 mil foliões de outras cidades estão sendo aguardados em Ituiutaba para o período carnavalesco, o que está despertando a possibilidade de vendas no comércio local.

No ano passado houve muitas reclamações por parte dos visitantes e demais foliões, que depararam com as portas fechadas e com isso muitos comerciantes tiveram perdas.

Segundo a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ituiutaba (SindiComércio), Vera Lúcia Freitas, para esse ano será diferente e os comerciantes que optarem em abrir suas portas no fim de semana e no carnaval devem apenas encaminhar comunicação por escrito à Prefeitura Municipal, Ministério do Trabalho e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ituiutaba. “Esse é um benefício que trata a Lei Complementar 106, que concede essa flexibilização aos comerciantes, sem haver prejuízo para seus funcionários”, revela, citando a respectiva Lei em seu artigo 345, parágrafo 1º.

Outro ponto mostrado pela presidente é quanto á Convenção Coletiva de Trabalho, que trata do “Dia do Comerciário”, comemorado na segunda-feira, 20/02, no período de carnaval. O parágrafo único diz que a empresa que não dispensar o empregado de prestar serviço neste dia deverá conceder-lhe uma folga compensatória no decorrer dos 45 dias que seguirem a esta segunda-feira.

“Essa flexibilização, deu condições para que os comerciantes possam abrir suas portas e efetuar suas vendas, aproveitando o grande número de visitantes durante os dias de carnaval, a exemplo do que ocorre na maioria das grandes cidades”, disse Vera, que se reuniu na terça-feira (1), com o prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro, e com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Sônia Correia do Carmo, para discutir o assunto.

Para o prefeito, o importante é que exista um diálogo aberto e democrático entre o empregador e o empregado, e através desse diálogo se chegar ao consenso sobre o funcionamento. “Esse é um benefício dessa flexibilização, onde todos saem ganhando, mas sempre de forma democrática”, argumentou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia prende traficante e drogas em um posto na chegada de Capinópolis

Nova versão do Jornal Tudo em dia para Iphone, Ipad, Android e Nokia