CAPINÓPOLIS –Os beneficiários do Programa Bolsa  Família e de outros programas sociais do Governo Federal em parceria com os municípios, entraram na reta final para a atualização cadastral.

divulgação

Segundo o coordenador do Programa Bolsa Família em Capinópolis, Waldemar Canaverde, todas as famílias que não fizeram a atualização do cadastro até o fim de 2011 tiveram os benefícios bloqueados em janeiro, e agora têm o prazo para atualização terminando em 29 de fevereiro, e após essa data, os benefícios serão cancelados.

O processo de atualização cadastral de 2011 teve início com a convocação de 2,3 milhões de famílias. O ano foi encerrado com 1.362.065 famílias ainda pendentes de atualização. Dentre elas, 633.048 não são atendidas pelo Programa Bolsa Família (PBF). Ainda assim, é muito importante que realizem a atualização, pois somente cadastros atualizados permitem acesso às iniciativas que utilizam o Cadastro Único para a identificação de beneficiários.

Magazine Brasil Líbano Dia dos Pais

As demais 729.017 famílias pendentes de atualização cadastral são atendidas pelo Programa Bolsa Família. Nesse universo, 479.045 famílias fazem parte do processo de revisão periódica e 249.972 estão sob averiguação das informações prestadas ao Cadastro Único.

É importante lembrar que no mês de janeiro foi feito o bloqueio dos benefícios das famílias do PBF que não efetuaram a atualização até o final de 2011. Elas têm até o dia 29 de fevereiro de 2012 para atualizar os cadastros. Após essa data, os benefícios serão cancelados.

CCAA Capinópolis

Em Capinópolis existem 2.493 famílias cadastradas, e 974 famílias recebem o benefício do Programa Bolsa Família com base em janeiro de 2012. “Solicitamos que as famílias procurem manter sempre o seu Cadastro Único atualizado”, avalia Canaverde.

Todos os beneficiários que mantém em dia o seu cadastro podem se inscrever em diversos programas, como: Carteira do Idoso, Isenção da Taxa de Inscrição em Concursos Públicos, Pro jovem Adolescente, Programa Cisternas, Programa Minha Casa, Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada – BPC, Bolsa Verde, Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, Passe Livre e Aposentadoria para Donos de Casa.

Alexandre Santos Gomes advogado em Capinópolis
Ouça o podcast do Tudo Em Dia:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui