Nokia confirma dois novos smartphones para 2013 no Brasil

Lumia 920 e Lumia 820 chegarão ao país no primeiro trimestre.
CEO da Nokia fez visita ao Brasil para fazer o anúncio.

Nokia anunciou, nesta terça-feira (23), que trará ao Brasil dois novos smartphones da linha Lumia, que funcionam com o sistema Windows Phone. Os dois novos produtos são o Lumia 920 e Lumia 820, que chegarão ao país no primeiro trimestre de 2013, ainda sem preço anunciado. Stephen Elop, presidente mundial da companhia, esteve no Brasil para o anúncio.

“O Brasil é um mercado importante, onde nós fizemos investimentos significativos. A maioria dos produtos vendidos aqui são feitos aqui”, disse Elop, em uma conversa com jornalistas. Ele definiu o Lumia 920 como o “produto mais inovador” já feito pela companhia que dirige –o aparelho é o produto top de linha da marca.

O executivo destacou o fato de a câmera do Lumia 920 vir com um estabilizador ótico de imagem. “As lentes ‘flutuam’ para dar estabilidade para a imagem e as fotos feitas em ambientes escuros ficam melhores”, explicou. Além da câmera, o 920 vem com um carregador wireless, uma espécie de base na qual o usuário apoia o celular para que sua bateria seja carregada. O aparelho será vendido nas cores amarelo, preto e branco.

Segundo a Nokia, o Lumia 820 também é compatível com o carregador sem fio, mas o acessório tem que ser comprado separadamente.

Estratégias
Durante o anúncio da chegada dos novos aparelhos Elop falou sobre sua estratégia para os negócios da Nokia. “Com nossa parceria com a Microsoft, queremos construir o terceiro grande ecossistema de smartphones, ao lado do Android e do iOS”, disse. O executivo disse que as funções do Windows Phone farão com que a Nokia se diferencie dos outros sistemas.

Ele explica que o negócio da companhia também concentra lançamentos na área de celulares mais simples. “São pessoas com necessidades econômicas limitadas, mas querem estar conectadas. Elas também se preocupam com o quanto pagam pelos planos de dados das operadoras”, disse. Segundo ele, os celulares mais simples da Nokia –como os da linha Asha– trazem tecnologia que faz uma compactação dos dados, para que a conta de telefone seja menor.

Elop cutucou a Apple ao falar sobre a tecnologia de mapas da Nokia. “Nós e o Google temos destaque nessa área. A Apple tentou, mas ainda tem muito trabalho pela frente”, afirmou, sobre o lançamento do serviço de mapas da empresa americana que gerou uma série de críticas dos usuários.

Desde de que assumiu a empresa, Elop (ex-funcionário da Microsoft) conta que redirecionou e reduziu os custos da Nokia. “Somos mais focados no que realmente importa agora e o Brasil é um dos nossos países foco”, disse. Elop também afirmou que é o momento de ser mais agressivo com relação às patentes que a Nokia têm registradas. “Fazemos conversas amigáveis e, se não houver resultado, vamos aos tribunais.”

Fonte:http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/10/nokia-confirma-dois-novos-smartphones-para-2013-no-brasil.html

Procurando emprego?

Os 5 animais mais inteligentes do planeta