Morre arquiteto Oscar Niemeyer aos 104 anos

Oscar Niemeyer morre aos 104 anos

O centenário arquiteto Oscar Niemeyer, reconhecido mundialmente por idealizar, entre muitos projetos, a capital federal Brasília (DF), morreu às 21h55 de quarta-feira (5) no Hospital Samaritano do Rio, no Rio de Janeiro (RJ). Internado há pouco mais de um mês, o ícone da arquitetura padeceu em decorrência de infecção respiratória. Na madrugada desta quinta-feira (6), o corpo seguiu para a Santa Casa, também no Rio, para ser embalsamado. Em seguida será levado à Base Aérea do Galeão e será transportado para a Capital do Brasil, onde será velado no Palácio do Planalto. Era casado desde 2006 com Vera Lúcia.

Segundo o prefeito Eduardo Paes, o corpo do arquiteto Niemeyer retorna ao Rio de Janeiro (RJ) na noite de quinta-feira e permanece no Palácio da Cidade. O enterro está marcado para sexta-feira (7), no Cemitério São João Batista, na Zona Sul da capital carioca. O horário da cerimônia não foi divulgado pela família.
Quadro médico – Segundo a equipe médica do Hospital Samaritano do Rio, Oscar Niemeyer, internado há cerca de um mês, apresentou piora progressiva nos últimos dois dias. O arquiteto era submetido à hemodiálise e seu estado imunológico já era deficiente.
Niemeyer foi internado várias vezes ao longo dos últimos anos. A última foi em 2 de novembro, quando voltou ao Samaritano, seis dias depois de ter recebido alta. Desta vez, ele foi submetido a tratamento de hemodiálise e fisioterapia respiratória.
Única filha – Aos 104 anos de idade – faria 105 no dia 15 de dezembro -, Oscar Niemeyer possuía apenas uma filha. Anna Maria Niemeyer, que teve com sua primeira esposa, Annita Baldo, faleceu antes do pai, aos 82 anos, no dia 6 de junho de 2012, devido um enfisema pulmonar. Ela teve cinco filhos, 13 netos e quatro bisnetos.
70 anos de profissão – Oscar Niemeyer, que nasceu em 1907, iniciou sua vida profissional em 1932. Com mais de 70 anos de serviços, foi o autor de mais de 600 projetos arquitetônicos. Dentre os mais famosos estão todos os prédios do governo federal na cidade de Brasília (DF), incluindo o próprio Município, o sambódromo do Rio de Janeiro (RJ), o Memorial da América Latina, em São Paulo (SP), entre outros no Brasil e exterior.
Um dos últimos projetos do centenário arquiteto está sendo executado em Santos (SP). Todo o projeto do Museu Pelé, obra que está sendo realizada no bairro do Valongo, no antigo Casarão do Valongo, é projeto de Oscar Niemeyer. A previsão é que a obra seja concluída ainda neste mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gigante das vendas on-line Amazon.com chega ao Brasil

Homem morre após ser aprovado em exame de direção em Uberlândia