in ,

A Evolução do Telefone Celular – 1995 à 2012

O telefone celular é algo que se tornou crucial em nosso cotidiano, hoje em dia, desde crianças até idosos tem o seu aparelho móvel, o uso do celular se fez tão presente em nossas vidas, que gerou um doença moderna, chamada Nomofobia, que é o pânico de ficar sem poder falar ou se comunicar pelo telefone. A tecnologia melhorou muito e evolui rapidamente. Vamos fazer um retrospecto na história de gadget que chegou na década passada e veio para ficar.

 

blank

 

 

1995 – Os primeiros aparelhos foram apelidados de “tijolão” pelo seu tamanhogrande que mais parecia um telefone sem fio comum. O teclado numérico ficava na parte de cima e as teclas de funções ficava na parte inferior. O celular chegou como um produto para elite, pois era tecnologia de ponta caríssima e apenas os mais abastados usufruíam. No filme “As Patricinhas de Beverly Hills” o aparelho aparece justamente como um produto exclusivo das classes sociais superiores.

blank

1996 – O celular tem o tamanho reduzido, as teclas de função ficam na parte superior e o alfanumérico embaixo. A antena fica mais curta e o display monocromático. O Nokia 9000 se torna o modelo mais popular da época.

 

 

 

blank

1997 – Surgem os primeiros modelos de celulares com antena interna, dando um aspecto melhor ao aparelho como esse da AT&T.

blank

1998– Apesar de alguns modelos de celulares não possuírem mais antenas, ainda existiam telefones com uma antena mais curta. Surgem os primeiros aparelhos coloridos, como o Nokia 5110 que fez um enorme sucesso com os celulares em cores vibrantes e variadas.

blank

1999 – O celular sofre mais uma transformação e fica mais compacto, facilitando a portabilidade, o display ainda monocromático melhora um pouco também. Começa o modismo dos aparelhos em cores frias e mais sóbrias como esses da Nokia modelo 3210.

blank

2000 – Fechando o século XX, a Motorola prenunciava novos tempos com o seu modelo A 6188 que viria a ser o primeiro com tela touchscreen do mundo.

blank

2001 – O telefone celular começa a ter design diferenciado com botões com formas inusitadas, surgem os primeiros modelos com tela de uma cor só, azul, verde ou amarela eram as cores dos display mais vistos nessa época.

blank

2002 – Foi o ano de grandes evoluções na história do celular, surgem os primeiros modelos com display  grande e colorido, câmera digital 3 MP como nesse modelo Nokia 7650.

blank

2003 – A Samsung lança o modelo S300, primeiro celular flip do mercado, deixando o aparelho ainda mais compacto, com um pequeno display externo para notificar as chamadas e display interno maior para visualizar mais detalhes e ler mensagens de SMS.

blank

blank

2004 – A Motorola lança modelos de celulares que eram considerados os mais finos do mundo. O V3 chegava como um celular sofisticado voltado para um público mais elitizado.
blank
2005 – A Sony revolucionava o mercado lançando o celular Walkman W800i, o primeiro do mundo que podia se armazenar arquivos de MP3 através da memória stick do aparelho.
blank
2006 – Os fabricantes de celulares começam a ser preocupar com a estética dos aparelhos, tornando algo do um simples gadget, mas tão elegante quanto um acessório de moda.  O LG Chocolate é um exemplo disso e foi o modelo de celular mais cobiçado na época.
blank
2007 – A Apple lança o iPhone, o primeiro smartphone touchscreen com sistema operacional que permite rodar aplicativos, se tornando um marco divisor da história do aparelho móvel. Possuir um iPhone nessa época era símbolo de status.
blank
2008 – Surgem os primeiros modelos de smartphones com teclado QWERTY e sistema operacional Android.
blank
2009 – O display do celular fica ainda maior e com melhor resolução como o Motorola Milestone.
blank
2010 – Estar conectado na Internet, mesmo que seja através do celular é a nova ordem mundial. O Motorola Backflip permite virar o display para trás tornando a visualização e a interatividade ainda maior.
blank
2011 – Os aplicativos para celulares triplicam, pois os modelos suportam conexão com a Internet. O Samsung Galaxy chega para competir com o iPhone, é ultrafino, câmera de 8MP, display AMOLED e GPS embutido.
blank
2012 – Temos como exemplo o celular Lumia Nokia 800, que roda o Windows 7 Mobile Edition, posusi GPS, rádio e Internet. Podemos ver o quanto o celular evoluiu nesse 17 anos de existência, do tijolão enorme a aparelhos compactos e finos, e pelo visto continuará evoluindo ainda mais.
Fonte:http://designinnova.blogspot.com.br/2012/06/evolucao-do-telefone-celular-1995-2012.html