Santa Vitória reivindica terminal ferroviário para alavancar economia

De acordo com o projeto que contempla a construção da Ferrovia Norte Sul, trecho Ouro Verde/Estrela do Oeste, os trilhos ferroviários atravessarão o sul de Goiás, em São Simão, a extremidade oeste de Minas Gerais e o extremo oeste de São Paulo. Em Minas, a ferrovia passará por cinco cidades, dentre elas Santa Vitória.

divulgação

Dentro das perspectivas da chegada dos trilhos da referida ferrovia, a instalação de um terminal ferroviário em Santa Vitória, no distrito de Chaveslândia, pode potencializar a economia mineira, solucionando a deficiência na infra-estrutura logística na região do Pontal do Triângulo. Este foi o argumento da reivindicação apresentada pelo prefeito Genésio Franco de Moraes Neto durante audiência no escritório da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, em Brasília, dia 24 de janeiro.

No encontro, o prefeito Genesinho participou juntamente com o secretário Renato José de Paula (Governo), diretor do IPEMSA – João Batista de Medeiros, Joédis Marques Ferreira (assessor para assuntos federativos da Presidência da República), sendo recebido pelo engenheiro Marcos Elias Costa de Oliveira e assessora Aline Gomes de Oliveira, da Superintendência de Operações da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S/A.

Segundo o prefeito Genesinho, a construção do terminal ferroviário em Santa Vitória será uma grande solução para o escoamento de produtos como o açúcar, álcool e grãos de nossa região para o mercado nacional e internacional.  No município, está em produção a Cia. Energética Vale do São Simão, do Grupo Andrade, e em fase de construção a unidade de açúcar e álcool da Usina Santa Vitória Açúcar, da joint venture Dow-Mitsui.

Para o prefeito, o maior impacto para o setor será a redução do custo do frete, utilizando o sistema ferroviário para escoar a produção, ao invés de investir no frete rodoviário. “A economia do frete reflete em lucro para o produtor”, pontuou.

Conforme acordado na reunião, uma equipe técnica da VALEC estará em Santa Vitória, entre os dias 25 e 27 de fevereiro, para uma visita ao local onde é pretendida a construção do terminal ferroviário.

Além de Santa Vitória, a construção do terminal ferroviário beneficiará municípios como Gurinhatã, Ituiutaba, Campina Verde, Capinópolis, Ipiaçu, Cachoeira Dourada, Centralina, Canápolis e Monte Alegre de Minas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

‘Irmã Zuleide’ é detida em Santos após constranger professora

Presidente Dilma Rousseff anuncia R$ 66,8 bilhões para prefeitos