Sobe para 37 número de mortes causadas pela dengue em Minas Gerais

Governador de Minas Gerais – Antônio Anastasia

Já são 37 mortes causadas pela dengue em Minas Gerais, segundo dados do último registro divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no dia 29 de março, eram 31 pessoas mortas. O número de mortos este ano já supera os anos de 2011 e 2012. O estado mineiro vive uma epidemia da doença, até o momento, foram notificados 165.845 casos de dengue.

Segundo a SES, os casos veem se agravando por incidência do tipo 4 do vírus, esse sorotipo não circulava no Estado há quase 30 anos. Desta forma a maior parte da população com menos de 30 anos está susceptível à infecção pelo vírus.
Outro detalhe é que entre os meses de novembro e maio, observa-se maior concentração no número de casos de dengue notificados em função das condições climáticas favoráveis.

Em Uberlândia já foram notificados 2.810 casos e duas mortes, a cidade com maior número de mortes pelo vírus é Uberaba (10) e as outras são Carangola (1), Frei Gaspar (1), Buritizeiro (1), Ituiutaba (2), Ipanema (1), Teófilo Otoni (2), Pirapetinga (1), Pirapora (1), São Geraldo do Baixio (1), Montes Claros (3), São João da Ponte (1), Campos Altos (1), Contagem (2), Muriaé (2), Sete Lagoas (1), Itaúna (1), Belo Horizonte (2)e Pedro Leopoldo (1).

É importante a participação da população no controle da dengue. As pesquisas mais recentes apontam que mais de 80% dos focos de Aedes aegypti encontram-se dentro dos domicílios.

Governador anuncia novas medidas

O Governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, anunciou a contratação de 2 mil agentes de saúde que vão continuar visitando as casas no estado para identificar e combater os focos do mosquito. Anastasia ainda determinou que haja interação entre órgãos de defesa civil do estado e municípios em casos de situação de gravidade em cada cidade.

O governo vai investir cerca de R$ 40 milhões em ações de combate a dengue como teste rápido, aumento das unidades de hidratação, fumacê e distribuição de água sanitária para limpeza de imóveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

H7N9: vírus da gripe aviária sofre mutação e contamina humanos na China

Hackers invadem sites da Coreia do Norte e caçoam do ditador Kim Jong-um