POLICIA MILITAR INICIA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE CRIMES ATRAVÉS DE DICAS DE SEGURANÇA

“A Segurança Pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio” (Artigo 144 –CF). E em seu parágrafo § 5º  encontra-se a missão principal da Polícia Militar:  “Às Polícias Militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública”.
A POLICIA MILITAR é uma instituição permanente e regular organizada com base na hierarquia e disciplina militar. Sendo uma de suas competências constitucional executar atividades de policia ostensiva, relacionadas com a prevenção criminal, preservação da ordem pública. Deste modo, cumprindo a sua maior missão constitucional, a PREVENÇÃO, o 4º Pel da Polícia Militar de Capinópolis deu início nesta data a campanha de prevenção de delitos como furto e roubos.
Os policiais militares saíram a campo e distribuíram panfletos com dicas de segurança para a comunidade local orientando os moradores acerca de procedimentos que auxiliam na prevenção contra o crime, ou seja, reduzem as chances de ações delituosas por parte de criminosos serem concretizadas. Tal medida foi adotada pela PM a fim de estabelecer um contato maior de policia comunitária com a comunidade. Muitas vezes, ações simples do cidadão ordeiro, de bem, dificultam a ação destes delinquentes, o quais, encontrando a oportunidade não hesitam em cometer o crime. “A ocasião faz o ladrão”.
A Policia Militar reforça ainda a campanha do Disque Denúncia (181) que também está sendo propagado.
O 181 é um serviço de utilidade pública da Secretaria de Estado de Defesa Social em parceria com o Instituto Minas pela Paz, que você pode acionar teclando os números “1”, “8” e “1” de qualquer aparelho de telefone, fixo ou celular, destinado a estabelecer um canal de comunicação direto, sigiloso e gratuito com a população para o recebimento de denúncias.
EM QUE SITUAÇÕES DEVO ACIONAR O 181 – DISQUE DENÚNCIA
– pessoas que estão sendo ameaçadas;
– ação de marginais;
– objetos desaparecidos pertencentes ao patrimônio histórico;
– infrações penais em geral;
– apuração da veracidade de fatos denunciados, visando responsabilizar civil, administrativa e
  criminalmente os autores desses delitos.
O foco do 181 é o atendimento de denúncias anônimas que resultem em investigação. Para situações de emergência, a população deve continuar utilizando o 190 da Polícia Militar. As ligações feitas para o 181 são criptografadas, ou seja, não identificam o número do telefone de onde a chamada está sendo feita. Esse mecanismo garante o sigilo absoluto do denunciante, que também não precisa se identificar.
No ato da denúncia, a pessoa recebe uma senha, por meio da qual pode acompanhar as informações sobre os resultados das investigações, disponibilizadas ao denunciante na própria central de atendimento.
As comunicações sobre tráfico de drogas, homicídios, violência doméstica, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, porte ilegal de armas, animais silvestres em cativeiro, desmanche de veículos e risco de cães ferozes são as mais frequentes.

A polícia militar mais uma vez agradece a população que não coaduna com o crime organizado e outras ações delituosas. Tais atitudes por parte da população contribuem para tornar Capinópolis uma melhor cidade pra se viver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Motociclista tem a cabeça decepada em grave acidente na BR365

Polícia apreende 20kg de pasta base de cocaína em Monte Alegre. Droga teria saído de Ituiutaba