Produção de Girassol cresce em Minas Gerais

image
divulgação

A safra 2012/2013 do grão de girassol vai atingir 9 mil toneladas em Minas Gerais e superar em 53,2% a colheita anterior. Usado tanto para a fabricação de óleo como de ração animal, o girassol ganhou atratividade no preço em relação à soja e aumentou sua participação na rotação de cultura dos produtores de soja.

O Triângulo Mineiro tem lavouras espalhadas em 1,3 mil hectares e deve registrar nesta safra uma produção estimada de 2,6 mil toneladas, o que equivale a uma elevação de 35,6% ante a anterior.

Segundo o superintendente de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Ricardo Albanez, a ampliação da rotatividade de culturas também é uma das razões da alta.

“O girassol tem boa produtividade, de 1.500 quilos por hectare, e quando utilizado na rotação junto à soja, diminui a quantidade de fertilizantes necessária”, observou.

As indústrias de moagem também aumentaram a demanda pelo grão, que tem maior valor agregado do que a soja, disse o gerente regional da Emater-MG em Uberlândia, Milton Flávio Nunes. “O município conta com quatro grandes empresas de produção de óleo vegetal. Há, ainda, outras indústrias, em um raio de até 200 quilômetros, que também concorrem na aquisição de girassol, milho e soja”a. O maior valor agregado do girassol está ligado a nutrientes que melhoram a circulação sanguínea e colaboram para combater a gordura abdominal.

(Fonte R7)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Animação “Reino Escondido” estreia nos cinemas brasileiros com sucesso

Homem que se passou por costureiro e abusou de uma criança é preso em Uberlândia