Ação dinâmica marcou o dia mundial do Meio Ambiente em Capinópolis

Ação e dinamismo para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente

CAPINÓPOLIS, PONTAL MINEIRO – Ação e dinamismo marcaram o último dia 5 de Junho, dia mundial do Meio Ambiente em Capinópolis em uma ação promovida pela Usina Vale do Paranaíba, Cia. de Saneamento Básico de Minas Gerais (COPASA) e Escola Municipal Aurelisa Alcântara de Souza.

Entrega de mudas aos cidadãos

A dinâmica teve início pela manhã e a responsável  pelo departamento de Meio Ambiente da Usina Vale do Paranaíba, Lívia Reis e o Analista de sistema da Copasa, Edivaldo Salgado, acompanharam os alunos da Escola Aurelisa Alcântara de Souza durante a doação de mudas de árvores à pessoas que passaram pela Praça João Moreira de Souza. As mudas de tamarindo, goiabeira, manga, caju, nim, ipê, seriguela, jambo e outras foram preparadas pela Usina Vale do Paranaíba especialmente para o evento.

Alunos distribuíram material informativo aos motoristas que passaram pela rua 102

Os alunos ainda exibiam cartazes confeccionados por eles sob orientação das professoras, com frases relacionadas ao meio ambiente e distribuíram material informativo aos motoristas que passavam pelo local.

Durante o período da tarde, palestras e uma peça de teatro foram apresentadas no auditório da Escola Aurelisa Alcântara e encantou os pequenos espectadores.

A escola é dirigida pela educadora Zélia Batista, que sempre abre espaço para ações educativas que visem a interação dos alunos, não só com a natureza, mas com o meio ambiente de uma forma geral.

A bióloga Lívia Reis falou sobre a degradação do meio ambiente e possíveis soluções para os problemas atuais. “Precisamos efetivar ações no presente para que possamos garantir sustentabilidade para gerações futuras. O consumo consciente de recursos é o primeiro passo para termos um planeta efetivamente sustentável “, afirmou a bióloga.

Lívia Reis e Edivaldo Salgado falaram sobre temas importantes relacionados a sustentabilidade

O Analista de sistemas da Copasa, Edivaldo Salgado, falou sobre a importância das nascentes e da preservação das mesmas. Lembrou ainda que o planeta é composto de 71% de água, mas existe apenas 3% de água doce no mundo e grande parte ainda está congelada.

A peça teatral apresentada por colaboradores da usina Vale do Paranaíba divertiu os alunos e falou sobre os quatro elementos básicos que constituem o meio ambiente e sua interação com o homem.  Representou a “Terra”, José Carlos, o “Fogo” Paulo Heronço, a “Água” Fátima, o “Ar” Luzinete, a “Mãe Natureza” Maria Carolina que veio da usina Triálcool especialmente para a ação ambiental, e o  “Homem” como o responsável pela degradação ambiental, Núbia.

O objetivo da peça foi introduzir o conceito de preservação e conscientização de uma forma clara e com uma comunicação eficiente com os alunos.

Colaboradores da usina Vale do Paranaíba encenaram uma peça teatral com os quatro elementos básicos

Ao final da tarde, alunos plantaram árvores no jardim da escola municipal Aurelisa Alcântara de Souza.

A polícia Militar do Meio Ambiente também apoiou o evento.

One Comment

comente e responda
  1. Parabéns a responsável pelo setor de meio ambiente da Usina Vale do Paranaíba Livia dos Reis pela iniciativa dinâmica com realização de distribuição de mudas manifesto com o uso de cartazes junto a alunos das escolas e também a idéia de difundir conscientização e principalmente a sensibilização dessa nova geração através do teatro realizado com a colaboração de colaboradores da própria empresa.Uma homenagem a este grande trabalhador amante da natureza o Senhor Osmar colaborador atuante em questões de plantio e conservação da natureza a prova disto é o modo como ele cuida de um bosque da Usina Vale do Paranaíba.As autoridades do Meio ambiente e ao colaborador da COPASA Edvaldo Salgado parabéns e que continuem este trabalho digno e prazeroso de defender a natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cavalgada reuniu aproximadamente 200 cavaleiros e amazonas e outras 350 pessoas no último Sábado (08)

1º Passeio ciclístico “ProVerde” realizado pela Monsanto reuniu centenas de pessoas