Prefeito recebe empresários para discutir a instalação de um Polo de Piscicultura

divulgação

Na manhã desta sexta-feira, dia 14, o prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro, recebeu, em seu gabinete, o coordenador do Projeto do Complexo de Piscicultura Industrial do Triângulo Mineiro, Eudésio Casasanta Pereira, que trouxe o empresário e um dos maiores importadores e distribuidores de pescado e frutos do mar do País, Roberto Gutierres, que demonstrou, embasado num estudo completo da área, interesse em montar um Complexo de Piscicultura em Ituiutaba.

Hoje estudos mostram o quanto é importante para nossa saúde o consumo do peixe, devido a todos os nutrientes presentes no pescado. Indo de encontro a esse pensamento, a ONU, através da FAO, anunciou a projeção da demanda mundial de pescado para 2030, apontando uma necessidade de elevação da produção global de pescado da ordem de 100 milhões de toneladas. O Brasil detém hoje 13,5% da água doce do mundo e, por isso, espera-se que o País, nos próximos 18 anos, consiga aumentar sua produção em 20 milhões de toneladas.

O município de Ituiutaba, segundo análise e palavras do próprio Eudésio, tem um potencial gigantesco para a prática da piscicultura; “Hoje Ituiutaba possui todos os requisitos para produção de pescado, desde a temperatura e qualidade da água, até mesmo a questão logística, em que a cidade é muito privilegiada. Em nossos estudos, e com todo apoio dos governos Federal, Estadual e Municipal, o Triângulo Mineiro tem tudo para, em cinco anos, se tornar um dos maiores polos produtores de pescado do País”, afirmou Eudésio.

O empresário, diretor da empresa de Piracicaba, em São Paulo, Roberto Gutierres, ressaltou o potencial da cidade, em todos os sentidos; “É nítido o apoio que temos do governo municipal, mas a cidade também nos atende em diversos outros pontos importantes. Desde quando demostramos interesse no projeto, fomos aconselhados por Eudésio, que foi quem fez este projeto grandioso, para que o Complexo fosse instalado aqui. Hoje, com essa reunião, demos o primeiro passo e vamos continuar trabalhando para a edificação deste projeto”, afirmou Roberto.

“Ituiutaba está em franco crescimento. Temos muito a oferecer a qualquer indústria que queira se instalar aqui. É de nosso interesse montar este Complexo de Piscicultura Industrial aqui, tendo em vista que irá gerar desenvolvimento para toda nossa região. Este é mais um investimento grandioso do município. Serão mais de 300 empregos diretos e outras centenas indiretos, além de diversos outros serviços que virão, juntamente com o investimento inicial”, afirmou o chefe do Executivo, Luiz Pedro.

O projeto prevê inicialmente, com previsão de expansão e ampliação, um abatedouro-frigorífico, com capacidade de abate de 3.000 peixes/hora; uma fábrica de ração com capacidade de produção de 1.000 toneladas/mês; uma estação de piscicultura para alojamento de matrizes avós de alta linhagem; um Incubatório para produção de alevinos; um sistema de cria e recria dos alevinos para a entrega do peixe juvenil que terá o regime de engorda feito pelos piscicultores integrados. Para cada unidade de produção dos polos serão necessários 541 tanques-rede, para o ciclo da primeira cria dos alevinos; 1.083 tanques-rede, para o segundo ciclo dos alevinos (peixe juvenil); 2.850 tanques-rede, para a engorda do peixe; 50 tanques de reserva técnica. Dessa forma, cada unidade operacional do complexo utilizará, na primeira etapa de produção, 4.524 tanques-rede.

Participaram da reunião, além do prefeito Luiz Pedro, o coordenador do Projeto do Complexo de Piscicultura Industrial do Triângulo Mineiro, Eudésio Casasanta Pereira, o empresário, Roberto Gutierres, os secretários municipais, de obras, Luiz Manoel; de Governo, Leonardo Altef; e de Agricultura, Eduardo Luiz. Também estiveram presentes os representantes da Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba, ACII, o presidente Silvio Vilarinho, e o empresário Jarbas Bernal; e, representando o secretário de Indústria e Comércio, Denis Andrade, que não pode comparecer por ter compromissos anteriormente agendados, esteve Raul Martins de Oliveira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Capinópolis comemora 59 anos com desfile cívico e muita festa

TV Globo tira logotipo de microfones de seus repórteres para fazer cobertura das manifestações