Cinema: Filme produzido em Uberlândia tem cenas gravadas em canaviais da região do Pontal

Foto: Pablo Pacheco Repórter

“Saccharum” é a denominação científica da cana-de-açucar que dá nome ao filme de produção uberlandense, que conta a trajetória de vida de um cortador de cana, e será lançado hoje em Uberlândia. Dirigida por Jair Moreira, a trama faz uma analogia do ciclo da produção da cana, com retratos de elementos e experiências vividas por muitos trabalhadores que migram das regiões pobres brasileiras em busca de trabalho e melhores condições de vida.

Até ficar pronto, “Saccharum”, média-metragem com 25 minutos, consumiu os últimos oito meses de 2012, entre os trabalhos de pré-produção e as gravações. O filme teve locações em Centralina, Canápolis e Araguari, todas essas cidades mineiras da região de Uberlândia, onde também foram gravadas algumas cenas.

De acordo com Moreira, chuva, fogo e distância foram os principais obstáculos das filmagens. “Percorremos mais de 4 mil km para as gravações em canaviais, fazendas e usinas de cana-de-açúcar, onde também precisávamos de autorização para filmar, além de torcer para não chover. Em outras situações, precisávamos do oposto, que a plantação estivesse no tempo de queimada”, disse o diretor.

Para abordar a realidade dos lavradores, o diretor, que também roteirizou “Saccharum” durante dois anos, gastou seis meses em visitas aos canaviais da região. “Não temos a pretensão de mostrar uma realidade exatamente igual a de todos os cortadores de cana. Porém, mostramos aspectos característicos da região de Uberlândia e de vários canaviais brasileiros”, disse.

O diretor Moreira, professor universitário e uberlandense, também dirigiu, há dois anos, o longa-metragem “Matizes”, sobre preconceito, discriminação e cultura afrobrasileira. O filme foi premiado na categoria Melhor Cenografia e recebeu o troféu “Cunha de Aço” na mostra competitiva do Festival de Cinema de Maringá de 2011.

Serviço

A estreia de “Saccharum” acontece hoje, às 19h30, no Teatro de Bolso do Mercado Municipal (rua Olegário Maciel, 255, Centro). O média-metragem também será exibido amanhã (26), no anfiteatro do bloco 5R, do campus Santa Mônica da UFU, às 11h30, 13h, 17h30 e 19h30. Todas as sessões têm entrada franca.

ator uberlandense Rodrigo Rosado, radicado agora no Rio, é o protagonista da história

Eusébio, interpretado pelo ator Rodrigo Rosado, é o personagem principal de “Saccharum”, média-metragem do diretor Jair Moreira que teve pré-estreia ontem na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e tem lançamento oficial hoje em Uberlândia.

Nas filmagens do média-metragem, Moreira contou com a participação de atores locais e trabalhadores rurais da região de Uberlândia. Rosado, graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), reside no Rio de Janeiro (RJ), onde já fez trabalhos no teatro, TV e cinema, como na novela “Tempos Modernos”, da TV Globo, e no filme “Gonzaga de Pai pra Filho”, do diretor Breno Silveira.

A trilha sonora de “Saccharum” é formada com músicas do compositor mineiro, violeiro e cantador Luiz Salgado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Parceria com FAEPU/UFU leva atendimento à Escola de Ensino Especial

“Movimento Popular de Ituiutaba” reune cerca de 3 Mil pessoas em manifestação