Andréa Neves é a mulher que “blinda a imagem” do irmão Aécio Neves.

Andréa Neves

Descrição, silêncio e cuidado, essas são as regras claras da “cartilha” do bom mineiro e Andréa Neves, neta do ex-presidente Tancredo de Almeida Neves, segue a risca.

A irmã do senador e ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves, 53 anos, atua nos bastidores com mãos de ferro na “blindagem” da imagem do Senador. Andréa é uma das figuras mais poderosas – e temidas – da política mineira nos últimos anos.

 Ficando à frente do Grupo Técnico de Comunicação do Governo, Andrea despertou som e fúria, dependendo do gosto e do partido do freguês. Aos olhos da situação, ela teve papel fundamental na construção da imagem de Aécio como gestor competente que saneou as finanças do Estado. Para a oposição, não passou de um tentáculo do irmão esticado em direção à mídia, que se valeu dos mais variados instrumentos para afagar ou sufocar veículos de comunicação. Foi acusada de manejar as verbas de publicidade do estado de acordo com os interesses políticos de Aécio e de influir na imprensa mineira, a ponto, inclusive, de provocar a queda de jornalistas pouco simpáticos ao governo. Deputados da oposição chegaram a apresentar denúncias formais contra Andrea, imputando a ela e ao irmão desvio de recursos da área de comunicação do governo.

 O governo Aécio Neves foi umas das gestões onde Minas Gerais sacrificou os mineiros na cobranças de impostos, como o ICMS com alíquota de 18% e ICMS substituição tributária com MVA ajustados de forma abusiva, fazendo com que o custo de vida dos mineiros se tornasse um dos mais altos do país.

 Escutas telefônicas da Polícia Federal realizadas durante a Operação Monte Carlo revelaram que o senador Demóstenes Torres intercedeu diretamente junto a Aécio Neves, para que Aécio empregasse Mônica Beatriz Silva Vieira, prima do contraventor Carlinhos Cachoeira, em um cargo comissionado no governo de Minas. O cargo, assumido em 25 de maio de 2011 por Mônica, foi o de diretora regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) em Uberaba.

 Mesmo assim, a imagem de Aécio ficou forte e aparentemente inabalável, mas ao ser flagrado por um guarda, dirigindo embriagado no Rio de Janeiro e se negando a fazer o teste do bafômetro, Aécio Neves a inoxidável imagem ficou “escorchada”, com arranhões profundos na figuração do personagem político.

Nos últimos meses, surgiram notícias sobre um possível estremecimento nas relações entre Aécio e Andréa com o governador de Minas Antônio Anastásia, este, mesmo desconhecido por grande parte dos mineiro, foi impelido ao governo mineiro por Aécio como seu sucessor. Especula-se que a própria Andrea Neves se candidate ao governo de Minas em 2014.

Andrea Neves sozinha vale por um departamento de Estado e já prepara o ataque para eleição do irmão, em caso de uma possível candidatura à presidência do Brasil em 2014.

One Comment

comente e responda
  1. ola sra. andrea neves,
    gostaria de saber se realmente ha um interesse em resolver o problema do lixo neste estado e também no país? leio muitas palestra falando sobre reciclagem, aterro sanitário (que na verdade é uma grande furada) associação de catodores, mas ate agora não vi ninguém apresentar um projeto que elimina imediatamente com 50% do lixo e logo em seguida com o restante. capaz de acabar com “lixão e aterro sanitário”. transformando isto em energia e matéria prima. Ola boa tarde,
    meu nome é marco cangussu, e trabalho com arquitetura a mais de 30 anos, gostaria de saber os srs. tem interesse em conhecer o projeto que desenvolvi capaz de aproveitar 100% de todo material reciclável existente no lixo, desde matéria orgânica como resto de alimento, verduras e óleo vegetal este último com coleta imediata de 100%, até matéria prima como vidro, alumínio, plastico, baterias pilhas, etc, ( detalhe sem ter que comprar nada ), capaz de em poucos anos depois de implantado eliminar com lixão e aterro sanitário, inclusive lixo hospitalar que pode ser transformado em energia, aquecimento e refrigeração. O brasil desperdiça cerca de R$ 8 bilhões de reais por ano além de poluir com dejetos por não ter encontrado ainda um sistema eficiente ao ponto de poder reaproveitar todo esse material. E que pode ser implantado em qualquer cidade desde as capitais até o interior, condomínios etc. Devem ter já ouvido falar do livro do Prof. Sebatai Calderoni, Os bilhões perdidos no lixo. Imagino também,que como já trabalham com reciclagem devem conhecer todo valor do material existente no lixo. E que na verdade o lixo pode deixar de ser um problema e se tornar uma grande fonte de energia e matéria prima a disposição do primeiro que souber como usufruir dessa riqueza. volto a frisar posso lhe dar todo esse material grátis sem ter que pagar um centavo por ele. na verdade busco parcerias caso estejam interessados em falar mais sobre esse meu projeto. agradeço muito e estou a disposição.
    Tel: 031 15 98280394 Obs: se trata de um projeto totalmente inovador que não existe em nenhum lugar do mundo e que já foi patenteado.
    031 41 94441263
    Grande abraço, marco cangussu….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

UFU quer implantar curso de Medicina no campus Ituiutaba

Família em foco: Geração de filhos “tiranos e folgados”