in

Dilma anuncia SAMU, nove postos de saúde e a 3ª UPA para Uberlândia

blank
Cerimônia

A construção de mais nove postos de saúde locais e o apoio incondicional para implantação, em 2014, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de uma terceira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Uberlândia foi anunciada,nesta sexta-feira (13), pela presidente da República, Dilma Rousseff (PT), na solenidade realizada na Arena Tancredo Neves (Sabiazinho). Ela esteve, no município, pela primeira vez desde que assumiu o cargo, para a formatura de 2.634 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), número de formandos superior aos 2.390 previstos anteriormente.

Momentos antes do evento, em entrevista concedida para rádios da cidade, Dilma Rousseff disse que o governo tem consciência de que Uberlândia é referência em saúde para a região e, por isso, pretende investir R$ 244 milhões nas unidades de atendimento existentes no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba no intuito de potencializar o setor em toda a região. Parte desse dinheiro será usada para uma terceira UPA no município (outras duas já estão em construção) e na edificação de 50 novos postos de saúde para o Triângulo, dos quais nove em Uberlândia.

Fora essas pretensões, a presidente também revelou que 41 médicos do programa Mais Médicos devem ser enviados ao Triângulo, mas não informou quando viriam nem quantos seriam empossados na maior cidade da macrorregião. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), houve a solicitação de ao menos dois profissionais.

Durante o evento de diplomação do Pronatec, Dilma Rousseff fez a entrega simbólica dos diplomas a três alunos e, depois, afirmou que o programa deve se tornar uma iniciativa permanente do governo federal. “O Brasil precisa de ensino técnico para competir no mundo, precisamos para melhorar nós mesmos, a nossa economia”, afirmou. Criado em 2011, o programa custeia estudos em cursos tecnológicos e profissionais para brasileiros com mais de 16 anos.

Alunos vêm de 32 municípios do Triângulo e Alto Paranaíba

Os 2.634 diplomados em cursos técnicos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nesta sexta, no Sabiazinho, são de 32 municípios da macrorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Do total, a maior parte (1.021) é de Uberlândia. Dentre as áreas em que se formaram, estão 52 cursos de Beleza, Moda, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Automotiva, Informática, Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Iris Madalena Silva, de Rio Paranaíba (MG), foi uma das alunas participantes da solenidade que contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff. Ela, que se formou em Costura Industrial, afirmou que, se não houvesse o programa, não conseguiria desenvolver técnicas que hoje serão úteis no seu trabalho. “Sou monitora no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da minha cidade. Formada agora, tenho condições de repassar conhecimento com eficiência”, afirmou.

“Implantação do Samu está em andamento”, diz Dilma

Durante a visita da presidente Dilma Rousseff a Uberlândia, ela afirmou que a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está em andamento no Ministério da Justiça e que, em breve, um consórcio deve ser assinado com a Prefeitura de Uberlândia. O acordo envolverá 24 municípios da região com a intenção de que o serviço comece a funcionar no início de 2014.

Fonte: Correio de Uberlândia