Alfabetização na Idade Certa tem bons resultados em Capinópolis

blank
Alfabetização na Idade Certa tem bons resultados em Capinópolis

CAPINOPOLIS –Professores de Capinópolis do 1° ao 3° ano do Ciclo de Alfabetização estão participando este ano do curso do Governo Federal chamado PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa), ou seja, um projeto de alfabetização de crianças até oito anos de idade e que oferece um curso de formação aos docentes para que eles possam estar trabalhando com os alunos.

Segundo informações da coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Zoraine Rezende, o curso está sendo ministrado uma vez por mês na Escola Municipal Tancredo Neves, e o programa veio para melhorar os índices da educação, pois essa troca de experiências ajuda a melhorar cada vez mais a educação do nosso município e a prática pedagógica.

Os professores recebem também diversos materiais que servem de sugestão para suas aulas, além de trocar dúvidas, anseios e sugestões com os demais professores. Neste sentido, cada escola do Ensino Fundamental de 1º ao 3° ano recebeu kit de livros literários onde foi feito um cantinho de leitura de cada sala e um kit de jogos de alfabetização que poderão assim tornar suas aulas mais prazerosas, atrativas e dinâmicas.

No último mês, a professora Célia Martins da Escola Municipal Higino Guerra, usando um dos livros oferecidos no curso trabalhou na sua sala com a leitura deleite “As princesas estão chegando”, ela contou e envolveu a sala toda na história. De forma diversificada trabalhou de forma interdisciplinar onde introduziu sistema de medidas na matemática, diversos portadores de texto em português como: anúncio, convite e bilhete, além de trabalhar também localização em geografia quando falou sobre família real e os países que ainda adotavam este sistema. Este trabalho envolveu os alunos e também conseguiu envolver a família, pois no encerramento foi oferecido um chá para as princesas onde as mães vestiram algumas alunas a caráter e levaram vários doces e quitutes para o lanche.

De acordo com a coordenadora do PNAIC, Luciana Cândida, o objetivo é alcançar através deste curso o envolvimento dos professores, família e alunos, pois a escola é um conjunto e o ensino somente tem sentido se envolver toda comunidade escolar. Além de garantir o sucesso dos alunos e a plena alfabetização até os oito anos de idade. “Parabéns a todos os participantes do curso, professores compromissados que querem o desenvolvimento de seus alunos e parabéns de forma especial à professora Célia, aos pais dos alunos e aos alunos que mostraram como é bom o trabalho em equipe. Agradeço também à secretária Municipal de Educação Iracilda Pereira Duarte que nunca mede esforços para atender nossas necessidades e vamos em frente que ainda temos muito trabalho para desempenhar em prol de nossas crianças”, disseram Luciana Cândida e Claudiana Aparecida, da equipe de coordenação.

Criadores de cavalos quarto de milha se reúnem em Ituiutaba

Homem de 27 anos é suspeito de estuprar a própria mãe de 63 anos