Programa Mineiro de Empreendedorismo tem mais uma etapa em Ituiutaba

Equipe de gestão de resultados

ITUIUTABA Compartilhar boas práticas de gestão com os Municípios mineiros, visando fortalecer a gestão pública e agregar valor às ações Municipais no atendimento às demandas da sociedade são os principais objetivos do Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais, que vem sendo aplicado em 61 municípios, dentre eles Ituiutaba.

Nesta semana, o consultor da Fundação João Pinheiro e Instituto de Qualidade Minas, João Gilberto de Andrade, trabalha no fechamento dos diagnósticos de demandas e prioridades, onde capacita as equipes participantes no modelo de negócio, ou seja, nas metodologias a serem implementadas em cada área de trabalho. “Até o momento o resultado do trabalho em Ituiutaba está sendo levado com muita seriedade e interesse por parte do prefeito, e esse comprometimento do prefeito e secretários é fundamental para o sucesso do programa”, avalia o consultor João Gilberto de Andrade.

A estruturação de um catálogo padrão e compras planejadas são as principais metas da equipe de Compras Governamentais, enquanto que a integração de todas as Secretarias num projeto que vai levar os serviços aos bairros numa ação conjunta é o principal objetivo da equipe de Gestão de Projetos.

Por outro lado, a equipe de Gestão Para Resultados tem a missão de levar o programa e sua metodologia a todas as Secretarias, através da realização de Workshops, que por enquanto vêm sendo aplicados aos níveis de secretários e diretores de Departamento, e que, em seguida, será levado a todos os demais níveis da Prefeitura. “O primeiro passo é fazer o diagnóstico da Prefeitura, observando os pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades”, comenta o coordenador do Programa de Gestão Estratégica, Gladiston Pires. “Estamos buscando informações através de questionários, avaliações, manifestações populares, tendo como base informações dos servidores públicos e da sociedade tijucana, que nos dá subsídios para formatar um amplo projeto em benefício à comunidade, com melhor atendimento no serviço público de uma forma geral”, avalia o coordenador.

O prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Corrêa do Carmo, tem participado das reuniões junto com os Líderes dos Grupos e Consultoria, e tem recebido os relatórios encaminhados pela equipe de Gestão Para Resultados. “São informações importantes que reforçam aquilo que a população cobra, agilidade e qualidade no atendimento, e isso é o que queremos para a Prefeitura de Ituiutaba, por isso, fiz questão de inscrever o nosso município, que está entre os 61 com a implantação desse Programa”, comentou o prefeito.

Na sexta-feira será encerrada esta segunda etapa de implantação e consultoria, sendo que, na próxima semana, mais um Workshop será realizado com a presença de secretários e diretores. O processo de capacitação e implantação por parte da Fundação João Pinheiro e Instituto de Qualidade Minas termina em fevereiro do próximo ano. A partir daí serão desenvolvidos os Programas elaborados aos longos desses meses.

Juiz solta menores acusados de atear fogo em dentista

Jovem de 21 anos tenta enviar pombo com um celular amarrado ao namorado preso em presídio