Relação de Mãe e Filho em discussão no Grupo de Apoio às Gestantes

Divulgação

CAPINÓPOLIS –Buscar ambientes propícios, alimentação saudável e motivação da futura mamãe. Esses foram tópicos mostrados pela equipe do PSF Jarbas Fontoura – Ideal, durante a reunião mensal do Grupo de Apoio às Gestantes de Capinópolis.

O evento aconteceu nesta quarta-feira, 25, no CATRU – Centro de Apoio do Trabalhador Rural, com a presença de dezenas de gestantes. “As gestantes tem que estar motivadas a amar o bebê mesmo antes de ele nascer”, alerta a psicóloga Advânia Vilarinho, durante palestra levada às futuras mamães.

O programa tem total apoio da prefeita Dinair Isaac, que tem buscado novos incentivos para que as futuras mamães tenham qualidade na gestação e no pós-parto.

“É importante porque as reuniões orientam as gestantes sobre os cuidados e após o parto como deve se proceder. É um acompanhamento bem próximo, onde nós cobramos para que as gestantes não faltem não só ás reuniões como também na visita mensal no PSF”, avalia a enfermeira Fernanda Farid.

“A mãe tem que ter uma boa relação com o bebê a partir do momento que ela descobre que está grávida. Essa relação tem que ser cultivada durante toda a gravidez para que depois que essas crianças nasçam a mãe tenha um bom vínculo com seu filho”, comenta a psicóloga Advânia Franco Vilarinho.

O evento teve o assunto como tema principal, onde após aferir a pressão das gestantes, medir as barrigas, o assunto “Relação entre mães e bebês” foi tema de um teatro apresentado pelos multiprofissionais da UFU.

Vale ressaltar que as gestantes que participam do Programa devem comparecer aos exames rotineiros no seu PSF, participar da reunião mensal com o grupo, além de outras atividades importantes para uma boa gestação. Ao final as futuras mamães recebem uma Bolsa Maternidade contendo tudo que precisam levar para o Hospital, e em caso de parto normal recebem uma ajuda financeira de meio salário mínimo. Após o parto, a mamãe que amamentar seu filho com leite materno também recebe meio salário mínimo.

Lojistas usam e-commerce para alavancar faturamento e ampliar mercado

Homem de 37 anos morre após ser atingido por tiros de calibre .12