Assessoria

CAPINÓPOLIS –O CATRU – Centro de Apoio ao Trabalhador Rural foi palco no último dia 31, da 2ª Exposição Artística e Musical das crianças/adolescentes do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho infantil de Capinópolis.

O evento, denominado “O brincar faz da vida uma arte”, foi destinado aos participantes do programa e suas famílias. Organizado pela coordenadora do PETI, psicóloga Ciléa Moraes Jabur e pela monitora de Atividade Artística, Márcia Paiva Barreto, teve total apoio da Secretaria de Assistência Social, através da secretária, Cláudia Garcia de Melo, onde houve a exposição dos trabalhos confeccionados nas atividades, bem como apresentações musicais e teatrais das próprias crianças/adolescentes do programa ensaiadas pela monitora Márcia.

“A Exposição teve o propósito de mostrar a importância do brincar e das artes para o desenvolvimento da criança/adolescente no sentido de contribuir para ampliar o conhecimento e sensibilidade, tornando-os indivíduos criativos e dinâmicos inseridos no contexto da sociedade, sendo que ao brincar exploram e refletem a realidade e a cultura na qual estão inseridos, interiorizando-as e, ao mesmo tempo, questionando as regras e papéis sociais”, avalia Ciléa.

Continua após a publicidade

Segundo os organizadores do evento, através do ato de brincar a criança desenvolve capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação e a imaginação, e aprende a conhecer, a fazer, a conviver e, sobretudo, aprende a ser. Além disso, o evento também se atentou para a importância da reutilização de embalagens como forma de preservação do meio ambiente, sendo isto mostrado através de materiais e objetos feitos pelas crianças com recicláveis.

“É um trabalho maravilhoso que nos orgulha em estar participando e incentivando, onde se revelam grandes talentos”, disse a prefeita de Capinópolis, Dinair Isaac, que fez questão de visitar e acompanhar a Exposição. Também estiveram presentes o secretário de Administração, Luiz Isaac, a secretária de Governo, Iracilda Peixe, o presidente da Câmara de Vereadores, Oldair Almeida, e o Vereador Mário Flabes.

As apresentações e exposição das atividades das crianças/adolescentes foram muito apreciadas pelos presentes, e ao final foi servido um delicioso lanche. O PETI conta hoje com 36 crianças/adolescentes participantes de 7 a 13 anos, os quais mostraram empenho e entusiasmo nas apresentações do dia, como também ficaram muito felizes e motivados pela presença de todos.


Comments are closed.