Humilhação e descaso com trabalhadores do grupo JL causam revoltas em manifestantes

Manifestantes no pátio da Triálcool | Foto: Marcos Ferreira
Manifestantes no pátio da Triálcool | Foto: Marcos Ferreira

ITUIUTABA, PONTAL MINEIRO – Trabalhadores da usina Triálcool, do grupo JL, do deputado federal João Lyra, fizeram uma intensa manifestação no pátio da empresa na manhã da última quinta (9).

Os trabalhadores apedrejaram um ônibus que conduz trabalhadores para a usina e chegaram a tentar incendiar o veículo, mas foram impedidos. A polícia Militar (PM) foi acionada e prenderam os responsáveis.

Alguns funcionários que trabalham na segurança da empresa foram presos pela polícia, por supostamente, terem ameaçado os manifestantes.

De acordo com informações não oficiais, o deputado João Lyra estava de férias fora do país no final do ano passado, enquanto milhares de trabalhadores do grupo estão sem receber os salários referente ao mês de Novembro, Dezembro, 13º Salário, além das rescisões de contratos.

A falta de respeito com o funcionalismo da empresa já acontece há algum tempo e nem o FGTS, garantido por lei, é depositado mensalmente na conta dos funcionários. O ministério do trabalho é omisso e o trabalhador é o maior prejudicado.

Em Capinópolis, a usina Vale do Paranaíba, que pertence ao grupo JL, também enfrenta o mesmo problema com a falta

Ônibus apedrejado | Foto: Marcos Ferreira
Ônibus apedrejado | Foto: Marcos Ferreira

de pagamentos salariais e compromete a economia e a assistência social do município. Nem mesmo fornecedores de produtos e serviços estão recebendo seus pagamentos, complicando ainda mais a situação da empresa.

Os trabalhadores passaram um dos piores finais de ano, sem dinheiro para comemorar o natal e réveillon e muitos não puderam comprar um simples brinquedo para os filhos. Alguns trabalhadores migram do nordeste do país para a região do Pontal em busca de oportunidades, mas acabam encontrando a fome e a humilhação.

As instabilidades do grupo parecem não ter fim, a segundo informações, a situação pode ficar ainda pior, visto que o período eleitoral se aproxima e o ao que tudo indica, o infortunado empresário João Lyra tentará se reeleger deputado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Magazine Luiza promovem a “Liquidação Fantástica 2014”. Até 90% de descontos!

Morre a atriz e diretora Marly Marley, esposa do humorista Ary Toledo e jurada do programa Raul Gil