Puericultura reúne grupo no PSF Semíramis em Capinópolis

Foto: A. imprensa
Foto: A. imprensa

CAPINÓPOLIS – Reuniões semanais levam orientação e muita prevenção tem sido levado às mamães dentro do Programa de Puericultura, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Programa Saúde da Família.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Simone Dantas, as reuniões são mensais dentro de cada PSF, ou seja, cada PSF se reúne uma vez por mês com as mamães daquela região. “É uma forma de acompanhar o desenvolvimento da criança com qualidade, orientando as mães de como se proceder de forma correta no dia a dia”, disse Simone.

Nesta semana a Reunião de Puericultura foi coordenada pela equipe do PSF Augusto Alves Garcia, no bairro Semíramis, tendo como palestrante a dentista Luciene Miranda, que falou sobre “Primeira dentição – Dentes Leite”. “Afinal, para que servem esses dentes pequenininhos que nascem muitas vezes e fazem o bebê sofrer, e logo caem e são substituídos por outros mais fortes? Bem, essa fase do dente de leite é necessária por uma questão de tamanho, pois a cavidade bucal de crianças pequenas não comportaria o tamanho dos dentes permanentes”, disse a dentista.

Luciene orientou as mães sobre a importância desta primeira dentição, desmistificando o mito de que os dentes de leite irão cair e por isso não precisam de cuidados, pois o não cuidado com estes dentes pode causar problemas sérios de desenvolvimento da criança não só na boca, mas em todo organismo. “A criança que perde os dentes de leite antes do tempo pode ter problemas de crescimento e desenvolvimento, problemas no aprendizado da fala, problemas na sociabilização, dor, dificuldade de dormir e de concentração, além dos problemas localizados na cavidade bucal”, comentou.

A reunião ocorreu no próprio PSF no dia 22, e em todos os demais PSF’s estarão realizando suas reuniões com as mamães, sempre no horário da tarde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quadrilha de roubo de gado causa prejuízo na região de Capinópolis. Mais de 100 cabeças de gado já foram roubadas

Google vende Motorola para a Lenovo por US$ 3 bilhões