Soldado Abadio - Bombeiro do 54º Pelotão de Ituiutaba
Soldado Abadio – Bombeiro do 54º Pelotão de Ituiutaba

 Ouça a gravação do atendimento do soldado Abadio

ITUIUTABA, PONTAL MINEIRO – Por volta das 22h do último sábado (8), os bombeiros do 9º Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba foram acionados para efetuarem um importante atendimento. Do outro lado da linha uma pessoa desesperada pedia por ajuda, pois sua sobrinha, uma criança de apenas dez dias de vida estava engasgada. O fato aconteceu no bairro Lagoa Azul em Ituiutaba.

 Assim que atendeu a ligação, o Soldado Abadio de imediato iniciou o atendimento ao bebê via telefone. O bombeiro repassou a solicitante a maneira correta de se realizar as manobras de desobstrução até que o Resgate chegasse em sua residência na rua Egídio Alves Oliveira, no bairro Lagoa Azul. Segundo o soldado Abadio, assim que a solicitante iniciou as manobras seguindo sua orientação a menina chorou, voltando a respirar.

Continua após a publicidade

 Logo em seguida, a Unidade de Resgate dos Bombeiros chegou ao local e transportou a criança para o Pronto Socorro Municipal para avaliação. Os familiares relataram aos bombeiros que eles haviam dado chá medicinal para a bebê utilizando uma chuquinha, sendo que alguns instantes após ela apresentou o quadro de obstrução.

 Segundo o Sargento André, este quadro é conhecido por OVACE Obstrução de Vias Aéreas por Corpos Estranhos e necessita de uma intervenção rápida, pois segundo ele a obstrução pode evoluir para uma Parada Cardiorrespiratória podendo causar até mesmo a morte do bebê.  A manobra de desobstrução é muito importante e pode ser feita até mesmo por um familiar, para isto alguns ações são necessárias. Assim, ao se deparar com uma situação desta adote os seguintes procedimentos:

 – Verifique se o bebê respira normalmente, se consegue chorar, ou emitir som;

-Caso não respire, nem consiga tossir ou emitir som, pegue o bebezinho em seu braço, vire-o de barriga para baixo e execute 5 pancadinhas entre as escápulas (nas costas) do bebê. Importante que a cabeça esteja mais baixa que o restante do corpo.

  -Em seguida vire-o de barriga para cima e realize 5 compressões (com apenas dois dedos) no centro do tórax (peito) do bebê.

– Durante as manobras esteja preparado para o bebê vomitar;

– Realize este procedimento até o objeto sair, ou até a chegada do Resgate do Corpo de Bombeiros.

São sinais de obstrução em bebês: Cianose (o bebê começa a ficar roxo), olhos arregalados, além da dificuldade de chorar, tossir e emitir sons.

Ouça o áudio do atendimento

 Importante que o Corpo de Bombeiros seja acionado de imediato através do telefone 193!

 


Comments are closed.