A coordenadora da Saúde Bucal, Naia Fontoura, disse que esse trabalho tem tido resultado positivo
A coordenadora da Saúde Bucal, Naia Fontoura, disse que esse trabalho tem tido resultado positivo

CAPINÓPOLIS – A preocupação com o aumento dos casos de câncer de boca no Brasil tem feito com que ações preventivas sejam trabalhadas na Atenção Básica, como o Programa Saúde da Família, que em Capinópolis encontra o apoio de uma importante equipe, do Programa de Saúde Bucal.

O assunto foi tema de reunião promovida no último dia 20 pela equipe do PSF Família Jarbas Fontoura, no Bairro Ideal, reunindo um grupo de hipertensos e diabéticos, onde se falou sobre Higiene oral e os sinais do câncer de boca.

“Foram muitas informações passadas aos presentes desde sua chegada ao PSF”, revela a coordenadora do Programa de Saúde Bucal, Naia Fontoura.

Continua após a publicidade

A reunião teve inicio as 7h com atividade física, ministrada pela educadora Física, Adriana Neves. “Aqui no PSF Ideal temos a ginástica toda segunda e quinta-feira, a partir das 7h, e é um momento que traz muitos benefícios ao publico do programa Hiperdia”, disse a educadora.

Seguindo com a reunião, a odontóloga Janine Bonine falou sobre saúde bucal, orientando sobre os cuidados com a boca, com as prósteses (dentadura), sobre a higiene oral, os sinais do câncer de boca e a importância de ir periodicamente ao dentista. Foram distribuídos panfletos e os kits, como creme dental, escova de dente e fio dental para todos que estavam presentes na palestra.

A coordenadora da Saúde Bucal, Naia Fontoura, disse que esse trabalho tem tido resultado positivo. “Este trabalho é realizado diretamente com usuário no PSF e possibilita a conscientização deste público nos cuidados com seus dentes, e assim retardando no máximo o uso de próteses, propiciando mais qualidade a saúde bucal”, avalia.


Comments are closed.