Boas práticas sanitárias são levadas à Zona Rural em Capinópolis

Boas práticas sanitárias são levadas à Zona Rural em Capinópolis
Boas práticas sanitárias são levadas à Zona Rural em Capinópolis

CAPINÓPOLIS – A Prefeitura de Capinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, levou à Zona Rural no último dia 7, um trabalho de suma importância, cujo resultado terá reflexos na cidade, onde estão os consumidores de produtos artesanais, especialmente o tradicional queijo mineiro.

Boas Práticas foi o tema da palestra realizada na Fazenda Brumado, na casa da senhora Berta, que recebeu a equipe da SMS, junto aos demais produtores daquela região, que ali estavam e com bastante entusiasmo. “Nossa conversa foi recíproca, interagimos bastante, e um dos temas importantíssimo que foi abordado, foi a parte de produção e armazenamento no processo de cura dos queijos, foi explicado com cautela, pois é um alimento bastante produzido por eles”, disse Poliana Queiróz, enfermeira da área de Vigilância Sanitária.

Na palestra, Poliana explica que em volta de nós, por todos os lados vivemos em meio aos microrganismos, que são seres muito pequenos, que não conseguimos vê-los a olho nu, apenas através de um microscópio, estes que estão presentes nos alimentos, utensílios, chão, poeira, pessoas e animais.

Esses microrganismos podem nos trazer diversas formas de contaminação, então devemos deixar o ambiente em que vivemos sempre limpo, retirando o excesso da sujeira com um pano úmido, lavar com água e sabão, enxaguar com água e banhar com solução clorada nos ambientes sendo que para cada 01 litro de água deve-se colocar 01 colher de sopa de água sanitária.

Dicas de Higiene para ambientes: Guardar os produtos de limpeza separados dos alimentos; Não permitir a entrada e permanência de animais na cozinha e em área de armazenamento de alimentos; Remover sempre que necessário o lixo, pois eles atraem insetos, roedores e outros animais; Lavar sempre as mãos antes de manipular os alimentos e após ir ao banheiro, lembrando que o sabonete em barra e toalha de pano armazenam muito fungo e bactéria devido à umidade e sendo utilizado por mais de uma pessoa, proliferando os germes; Na lavagem das mãos é importante que sejam lavadas com cautela para que possa eliminar o máximo de sujeira possível.

Dicas de Higiene nos alimentos: Lavar em água corrente; Folhas, colocá-las em solução de água clorada por 15 minutos e enxaguar em água corrente ou ficar de molho por no mínimo 2 minutos; Temperatura adequada para freezer que contem alimentos de 18 a 12 C – geladeira – 0 a 10 C; Quando for às compras, observar bem a data de validade dos produtos, verificar se as embalagens estão danificadas (amassadas, rasgadas), e se for fabricado algum produto para a venda devem ser colocado obrigatoriamente a data de fabricação e validade em cada produto embalado; As latas de modo em geral tem uma película por dentro que no ato que amassam, danifica essa película e o produto interno entra em contato com aquela ferrugem gerada soltando bactérias contaminando o alimento e podendo causar uma intoxicação severa no ser humano que ingerir.

A sanitarista lembra ainda que na produção do queijo, devem-se observar alguns pontos importantes, como as vacas leiteiras devem passar pelo teste de brucelose e tuberculose, pois mais de 30% da tuberculose humana é causada através do leite contaminado (queijos, doces). Quanto à fabricação, só podem ser fabricados depois destes testes realizados e sendo comprovado que as vacas estão em perfeito estado de saúde, sendo que o queijo fresco pode ser consumido de imediato e os queijos curados tem que ficar por dois meses neste processo sendo colocado em local fresco, arejado e coberto por uma tela evitando que insetos os contaminem.

“Todos que estavam ali presente adoraram e também foi feito a aferição de pressão e glicemia de todos. Agradeço aos moradores pela recepção e à agente de Saúde Shirley pelo convite”, concluiu Poliana.

Morre o humorista Aloísio Ferreira Gomes, o Canarinho, de “A Praça é Nossa”

Palestra da ACIAC sobre custo e preço de venda com Tony Garcia é sucesso