Um visitante mais que ilustre realizou um belo trabalho contra as drogas em Ituiutaba
Um visitante mais que ilustre realizou um belo trabalho contra as drogas em Ituiutaba

ITUIUTABA – Nossa cidade contou, durante todo o mês de março, com a presença de um visitante mais que ilustre. Com 63 anos de idade e descendente de alemães, Padre Vitor Hugo Gerhard, que reside em Porto Alegre-RS, é poliglota e estudioso da área da drogadição, atuando diretamente em comunidades terapêuticas.

 Ele foi o Palestrante/Capacitador convidado para 1ª Semana Municipal: Construindo Redes para Enfrentar Drogas, realizada pela CREAS e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, onde o tema da dependência química foi debatido e estudado por grupos e instituições ligadas direta e indiretamente ao assunto.

 Pe. Vitor Hugo, que tem conhecimento e vivência com essa temática que infelizmente assola todo o País, não se limitou aos trabalhos apenas da Semana para a qual foi convidado, pois, sem perder a disposição e o comprometimento, trabalhou durante todo o mês passando por inúmeras instituições, como o Instituto SOVIDA, onde realizou vários encontros com o presidente, diretoria e voluntários, para implantação e estruturação dos procedimentos de funcionamento da Comunidade Terapêutica São José, participando, inclusive, da Missa em Ação de Graças, no dia do Padroeiro São José. Teve ainda, a oportunidade de reunir grupo de mães e seus filhos vivenciando a problemática do contato com álcool e outras drogas.

Continua após a publicidade

 No Presídio local, pôde relatar a experiência de sentir o quanto a dor pode ser profunda, em especial o contato com as mulheres reclusas, abordando o tema da maternidade.

 Na Câmara Municipal, o Padre ressaltou que a compenetração de todos os presentes, quando abordado o tema da dependência química, demonstrou para ele o desejo escondido dos ouvintes em encontrar caminhos para esse enfrentamento, diante dessa triste realidade social. Ainda ressaltou a emoção daquele momento, quando já se sentia um filho de nossa terra.

 Em encontros nas Paróquias de Nossa Senhora da Abadia, São Pedro, São João Batista, Nossa Senhora da Aparecida e São Benedito, se propôs a despertar o interesse e a preocupação diante da drogadição. Enquanto nas Comunidades Terapêuticas Um Novo Caminho e Vida Nova buscou fortalecer a importância dos programas de recuperação e a iniciativa das Comunidades Terapêuticas.

 No CRAS Alvorada, falou com assistidos, familiares e funcionários, sobre a necessidade de busca de informação e conscientização diante desse assunto. E, nas Redes de Professores Estaduais e Municipais, promoveu a oportunidade de abordar o tema da drogadição e seus reflexos dentro da escola. Em uma tarde com os alunos do Colégio Menezes, teve a experiência de um diálogo com perguntas pertinentes e colocações maduras, mesmo partindo de estudantes tão jovens. Falou também para alunos adolescentes das escolas Polivalente e Colégio Santa Teresa.

 Padre Vitor também promoveu o contato de fortalecimento na unidade da equipe do CREAS, que atua socialmente na linha de frente com as realidades dos direitos violados, da violência doméstica, dos atos infracionais e do uso de drogas, desenvolvendo trabalhos com usuários e seus familiares.

 Em visita ao CEREA, o Padre relatou que ficou tocado, pela experiência de ver como este grupo lida com os alcoolistas, baseado totalmente no respeito, na humanidade e no quanto isto é importante na recuperação.

 Na FEIT/UEMG e ULBRA (Itumbiara), realizou palestra com os acadêmicos de Psicologia, tratando o enfoque da Psicologia no enfrentamento da dependência química.

 O Padre também esteve em contato com as atividades do Ministério Público no suporte aos envolvidos com entorpecentes, através da Promotora de Justiça, Dra. Ana Paula Lourenço de Paula.

 Dentre outros inúmeros locais, ainda esteve com o Clero da Diocese de Ituiutaba, com os Vicentinos, Pastoral da Juventude de Ituiutaba, Consagrados da Comunidade Vida e Missão, APAC- Ituiutaba, COMAD-Ituiutaba, Grupo Amor Exigente, Casas Lares, meios de comunicação rádio e TV, na Pastoral da Sobriedade, em Monte Alegre de Minas, e nos CRAS de Santa Vitória e de Gurinhatã.

 Ainda realizou a primeira Reunião do NIGRA – Núcleo Ituiutabano de Graduados de Comunidade Terapêutica, com o objetivo de criar uma “incubadora” de estagiários para contribuir com as Comunidades Terapêuticas.

 “Mais de 4.300 pessoas tiveram a oportunidade de ouvir e receber o conhecimento do Pe. Vitor Hugo, que sem cessar e com a mesma motivação do primeiro dia, sempre auscultando cada pessoa de maneira individualizada. Assim, com astral admirável, contribuiu largamente com o aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos no enfrentamento e combate as drogas, e isso foi muito proveitoso para todos nós”, avalia a coordenadora do CREAS de Ituiutaba, Ana Flávia Santana.

 “Padre Vitor Gerhard foi, sem dúvida, nesses dias que esteve em Ituiutaba, um grande disseminador de instrumentos sociais para lidarmos com essa problemática cada vez mais presente em nossa sociedade, que é a drogadição. Agradecemos a sua presença, certos de que, com os seus ensinamentos, poderemos lidar com mais clareza e compreensão dos usuários de entorpecentes existentes em nosso Município, sobretudo, dos jovens que farão parte da Comunidade Terapêutica São José, que será inaugurada em breve”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social e de Saúde de Ituiutaba, Sônia Correa do Carmo.


Comments are closed.