Escola Municipal Aurelisa Aucântara de Souza
Escola Municipal Aurelisa Aucântara de Souza

Foi divulgado o resultado do Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA) 2013 das escolas municipais e estaduais de Minas Gerais. O programa avalia anualmente o nível de proficiência em Língua Portuguesa dos alunos do 3º ano do Ciclo da Alfabetização matriculados na rede ensino.

Segundo a supervisora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Zoraine Resende Vilarinho, além de avaliar os sistemas de ensino, o PROALFA gera também indicadores que permitem a identificação do grau de leitura e escrita por rede de ensino, região do Estado, município, escola e até por aluno, o que possibilita inclusive a análise e a intervenção pedagógica individual nas escolas.

Continua após a publicidade

De acordo com o relatório, na Escola Estadual Governador Juscelino, o nível de letramento recomendável foi alcançado por 100% dos alunos que fizeram o teste e o resultado foi um recorde. As Escolas da Rede Municipal também obtiveram um expressivo salto como mostra os dados a seguir, conforme SIMAVE – Sistema Mineiro de Avaliação de Educação Pública:

• Escola Municipal Higino Guerra – 91,5% dos alunos estão no nível recomendável de alfabetização;
• Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves – 72% dos alunos estão no nível recomendável de alfabetização;
• Escola Municipal Aurelisa Alcântara de Souza – 69% dos alunos estão no nível recomendável de alfabetização.

Para a secretária municipal de Educação de Capinópolis, Iracilda Duarte o resultado foi positivo para o município. “Parabenizo toda a equipe das escolas pelo brilhante resultado alcançado”, disse. “Eu e a prefeita Dinair nos orgulhamos muito desse resultado e trabalhamos ainda mais para atender as necessidades de todas as escolas da rede pública municipal”, completou Iracilda.

Ainda de acordo com a secretária, estes resultados satisfatórios no PROALFA se devem a uma ação educacional integrada município e Estado, pois este diagnóstico permite também que a Secretaria de Estado de Educação (SEE) apoie a multiplicidade de projetos de intervenção pedagógica nas escolas e defina políticas públicas mais adequadas a cada região do Estado. Este resultado permite também que o Governo tenha instrumentos e dados para programar ações mais eficazes.


Comments are closed.