Cardiologista do MadreCor alerta sobre riscos de infarto durante a Copa do Mundo

Dr. Rodrigo Penha.
Dr. Rodrigo Penha.

Os jogos da Copa do Mundo elevam o número de registros de infarto do miocárdio. Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo – USP, entre os anos de 1998 a 2010, com dados do Serviço Único de Saúde (SUS) mostrou que os ataques cardíacos foram maiores durante os mundiais. As ocorrências como emergências cardíacas, infarto, crises de hipertensão chegam a aumentar em torno de 16% nos jogos da seleção brasileira.

Motivo de alerta, segundo o cardiologista do Hospital e Maternidade MadreCor, Dr. Rodrigo Penha. “Além da forte emoção que envolve as partidas de futebol, há também alguns excessos e hábitos que os brasileiros adotam que não são posturas consideradas saudáveis para o coração”, explica o médico.

Penha elenca algumas atitudes prejudiciais à saúde durante os jogos do mundial como excesso de consumo de bebidas alcóolicas, abuso do sal e comidas calóricas não nutritivas, hidratação inadequada e, principalmente, alto nível de estresse com emoções fortes. “A tensão que os jogos proporcionam ao indivíduo, que espera ansiosamente pela vitória do time, faz com que o corpo libere diversas substâncias neuroendócrinas, entre elas a adrenalina, que estimulam o organismo. Com isso, a pessoa pode gastar energia como se estivesse fazendo um exercício de média ou alta intensidade. Entre os principais problemas que podem ocorrer estão AVC (acidente vascular cerebral), infarto, alteração rápida na pressão e arritmias cardíacas, podendo ocorrer, até em última instância a morte súbita”, explica o médico.

Para o especialista é importante que a pessoa, antes de assistir aos jogos, principalmente se ela já tem histórico de hipertensão ou outra doença cardíaca, busque a orientação médica e mantenha em dia os exames cardiológicos. “O importante é a pessoa estar segura para curtir a Copa com saúde e tranquilidade, aproveitando ao máximo as alegrias que o mundial proporciona”, finaliza Dr. Rodrigo Penha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia Militar prende assaltantes que roubaram cerca de R$ 27 Mil de agência em São Simão-Go

Ministério “Diante do Trono” fará turnê internacional após apresentação em Capinópolis