Queimadas no perímetro causam prejuízos em Ituiutaba

Além de inúmeros danos à saúde de quem reside próximo aos locais onde acontecem as queimadas, prejuízos materiais também são comuns neste tipo de ato
Além de inúmeros danos à saúde de quem reside próximo aos locais onde acontecem as queimadas, prejuízos materiais também são comuns neste tipo de ato

ITUIUTABA As queimadas em perímetro urbano são um completo transtorno para a sociedade, além de produzir a fumaça, que é nociva à saúde, principalmente de crianças e idosos, o fogo pode provocar riscos materiais, interrupções de energia, má visibilidade do trânsito e outros inúmeros transtornos.

Neste fim de semana, após a prefeitura ter feito um completo trabalho de manutenção paisagística nas margens do córrego Pirapitinga, no domingo, dia 8, um foco de incêndio fez com que uma guarnição do 9º Pelotão do Corpo de Bombeiros fosse chamada e se deslocasse até o local, próximo a ponte da Avenida Quinze, para conter o fogo.

Além do gasto com o deslocamento da guarnição do Corpo de Bombeiro, que poderia ser evitado, as queimadas irregulares, e muitas das vezes totalmente desnecessárias e sem sentido, prejudicam a sociedade e vale lembrar que são ilegais e imorais, já que em logradouros públicos a maioria dos incêndios são provocados por pessoas que não residem nas proximidades e, por isso, não sentem as consequências do ato.

O Departamento de Meio Ambiente, órgão subordinado e vinculado à Secretaria de Planejamento, faz um alerta sobre essas ações e pede para que a população não adote esta conduta, nem em relação às queimadas muito menos com o descarte de lixo.

Terrenos baldios, margens de córregos e até quintais e calçadas são alvos de acúmulo de lixo e queimadas, atos proibidos, que são passivos de repressão e até multa. Ações como essas não são difíceis de flagrar, até mesmo em áreas centrais, e nos bairros o problema se potencializa, tudo por causa da falta de conscientização de algumas pessoas, que não respeitam nem a natureza nem a população, muito menos seus próprios vizinhos.

Dúvidas podem ser sanadas no Departamento de Meio Ambiente, na Secretaria Municipal de Planejamento, pelo telefone (34) 3271-8154. É importante lembrar que quem presenciar atos irregulares, tais como queimadas e descarte de lixo, também pode denunciar estas ações à Polícia Ambiental, pelo telefone (34) 3278-3362.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Operação da PF desmonta quadrilha de tráfico de drogas em 6 estados. 19 pessoas foram presas

Secretaria de Desenvolvimento Social divulga lista para apresentação de documentos do Residencial Nova Ituiutaba II