BOMBEIROS E ORGÃOS DO MEIO AMBIENTE REALIZAM AÇÕES PARA REDUZIR INCÊNDIOS FLORESTAIS

[doptg id=52]

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 25 de junho na sede do Nono Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar em Ituiut

aba, uma reunião para tratar sobre as ações que serão desenvolvidas no período de estiagem deste ano, tendo em vista os incêndios que vem ocorrendo em lotes vagos e vegetação na cidade de Ituiutaba e região.

Durante a reunião foram tratados alguns temas como a implantação de ações de fiscalização dos locais onde ocorrerem queimadas em vegetação; treinamento de equipes para o combate de incêndios na região; realização de uma campanha de conscientização da população para prevenir incêndios em lotes vagos e doação de mudas de arvores.

Ao final da reunião ficou definido pelo grupo que, quando o Corpo de Bombeiros for acionado para o combate a incêndios em terrenos dentro da cidade, um fiscal da Prefeitura também irá acompanhar o trabalho dos militares, a fim de identificar o proprietário do terreno e assim tomar as medidas cabíveis.

Já com relação aos incêndios em fazendas e demais áreas rurais, os Bombeiros contarão com o apoio da Policia Militar de Meio Ambiente, que realizará a aplicação de multas àqueles proprietários que não tomaram as medidas preventivas em sua propriedade, ou que derem causa ao incêndio. O IEF, através do SUPRAM também poderá ser acionado conforme a área queimada.

A reunião contou com a participação dos seguintes órgão representados pelos senhores(as);

SUPRAM/IEF – José Maria de Castro Franco

Prefeitura Municipal de Ituiutaba – Dener Carlos Vilarinho Garcia e Flávia Vilela Barbosa,

Corpo de Bombeiros – 2º Ten BM Alexandre M. Gimenes Pinto e 2º Sgt BM André Mariano Ferreira,

Policia Militar de Meio Ambiente e Trânsito –  1º Sgt PM Eduardo Rosa dos Santos; 3º Sgt PM Renes Nogueira da Silva,

 

Saiba como prevenir contra as queimadas

Nessa época do ano, o clima fica realmente seco e as chuvas se tornam escassas, o que deixa a vegetação suscetível às queimadas.

As queimadas são, juntamente com os desmatamentos, os nossos principais problemas ambientais. Por isso cada cidadão deve estar bem informado como prevenir das queimadas.

O Corpo de Bombeiros Militar repassa algumas dicas importantes para realizar a prevenção:

  • Ao trafegar pelas estradas e rodovias, não lance pontas de cigarro pela janela do veículo, pois com a baixa umidade desse período, a vegetação seca se incendeia com muita facilidade.
  • Não jogue lixo por aí. As latas de metal, os cacos e garrafas de vidro podem se aquecer ao sol e acabar dando origem às queimadas.
  • Não solte balões, além de perigoso é crime conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9605/98). O balão pode cair aceso em florestas, residências e indústrias, produzindo grandes prejuízos patrimoniais, ameaça ao nosso meio ambiente e até mesmo colocando a integridade física e a vida das pessoas em risco.
  • Quando for realizar alguma queima controlada para renovo de pastagem ou para limpeza de alguma área, procure antecipadamente o Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de Minas Gerais (Previncêndio), que é formada pelo Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Estadual de Florestas, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Polícia Militar, Polícia Civil, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Prefeitura Municipal e parceiros privados.

Pequenas atitudes podem fazer grandes diferenças.

Seja sempre um amigo da natureza. Faça a coisa certa!

EM CASO DE EMERGENCIA LIGUE 193!

BOMBEIRO, O AMIGO CERTO NAS HORAS INCERTAS

One Comment

comente e responda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia Civil apreende cerca de 200kg de drogas e casal é preso em Ituiutaba

José Serra decide ser candidato a deputado federal por São Paulo