Segundo o prefeito Luiz Pedro, foram pactuadas mil cirurgias por parte da Prefeitura de Ituiutaba junto aos Hospitais São José e Nossa Senhora da Abadia, pondo fim a uma longa fila de espera
Segundo o prefeito Luiz Pedro, foram pactuadas mil cirurgias por parte da Prefeitura de Ituiutaba junto aos Hospitais São José e Nossa Senhora da Abadia, pondo fim a uma longa fila de espera

Buscando em cada ação levar atendimento de qualidade e suprir as necessidades do cidadão tijucano, a Prefeitura de Ituiutaba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, tem mudado alguns procedimentos no setor, corrigindo falhas detectadas e ampliando o atendimento ao cidadão. “Primeiramente buscamos conhecer os verdadeiros problemas na saúde pública da cidade e, em seguida, buscamos melhorar passo a passo o atendimento em todos os setores”, comentou a secretária de Saúde, Sônia Correa do Carmo.

Segundo a secretária, muita coisa ainda deverá mudar, mas acima de tudo, a atual administração tem feito investimentos que há décadas não vinham ocorrendo, citando a construção e reforma de Unidades de Saúde, Farmácia e a renovação da frota de veículos da Secretaria de Saúde.

Continua após a publicidade

De acordo com o subsecretário Paulo Severino, uma das ações de suma importância feita pelo prefeito e pela secretária de Saúde foi a pactuação das cirurgias de catarata em Ituiutaba. “Tínhamos uma imensa fila de espera desde o ano passado e o prefeito tem se preocupado com esse assunto, e nesse ano conseguimos diminuir em quase sua totalidade essa fila”, disse.

Só para esse ano a Prefeitura de Ituiutaba destinou recursos para a contratação de mil cirurgias de catarata no município, sendo feitas no Hospital São José e no Hospital Nossa Senhora da Abadia, onde 667 pessoas já passaram pelo procedimento cirúrgico. “Esse é um problema mundial, mas em Ituiutaba vamos sempre procurar atender da melhor forma possível as pessoas que precisam de fato desse apoio”, revela o prefeito Luiz Pedro.

Segundo especialistas, a catarata é a principal causa de deficiência visual no mundo todo, e mesmo quando o atendimento cirúrgico está disponível, há sempre um longo período de espera para as cirurgias, falta de suprimentos e problemas de transporte que impedem que a população carente tenha acesso a esse atendimento, o que em Ituiutaba teve solução com essa ação da Prefeitura Municipal.

Catarata é a opacidade da lente ocular (cristalino), que impede a passagem da luz. A maioria dos casos de catarata ocorre em pessoas mais velhas e resulta de uma variedade de fatores, dentre eles exposição prolongada a luzes ou radiação ultravioleta, doenças como diabetes ou hipertensão, ou ferimentos nos olhos. Em geral, a catarata causa lentamente perda de visão e pode levar à cegueira se não for tratada.

fonte: Jornal do Pontal


Comments are closed.