PSF Alvorada reúne grupo para discutir Saúde Mental
PSF Alvorada reúne grupo para discutir Saúde Mental

CAPINOPOLIS – Crescer o atendimento preventivo com ações e projetos inovadores trazem ótimos resultados quando se fecham os números da saúde pública no final de cada exercício. A prevenção continua sendo o melhor remédio.

 Esse trabalho é desenvolvido em Capinópolis pelas equipes do Programa Saúde da Família, a exemplo do Programa Hiperdia, que reúne hipertensos e diabéticos semanalmente, além de levar para dentro do PSF pessoas que não tem a doença, mas querem evitar.

Aferição de pressão arterial
Aferição de pressão arterial

Na última semana ocorreu mais uma reunião no PSF Alvorada, e desta feita abordando o tema “Saúde Mental”, o qual foi trabalhado em forma de teatro para melhor percepção dos mesmos. “Contamos com a participação da equipe multiprofissional do PSF assim como a equipe de residência multiprofissional da UFU”, disse a coordenadora de Atenção Primária, Ana Claudia Cocca.

Continua após a publicidade

 De acordo com os especialistas que participaram do evento, um dos aspectos importantes observados quanto a Saúde Mental de forma preventiva, é no pondo de vista do uso, abuso e dependência de Álcool e outras drogas. Nesse trabalho pode ser observado ainda o quanto as atividades físicas pode contribuir para a qualidade de vida de pessoas com transtornos mentais.

 A parceria dos Agentes do Programa Saúde da Família, com a presença dos multiprofissionais da UFU ajudam na busca

Queli Cristina durante palestra
Queli Cristina durante palestra

de uma melhora na qualidade de vida dos pacientes que apresentam distúrbios mentais, tais como embotamento afetivo, humor deprimido, ansiedade, compulsão alimentar e neuroticismo. Esse amparo de forma preventiva influiu no comportamento dos pacientes, sugerindo que pode haver melhoras na qualidade de vida e no convívio social.

 “Estamos sempre buscando inovações para serem levadas aos PSF’s para atender os cidadãos em cada bairro da cidade ou na zona rural, onde acontecem as reuniões semanais. Esse é o papel da Secretaria Municipal de Saúde, que melhora o atendimento na média e alta complexidade, mas acima de tudo, dá condição para que o trabalho preventivo seja efetivo nos bairros”, relata a secretária municipal de Saúde, Simone Dantas.


Comments are closed.