Brigada de Incêndio é tema de capacitação
Brigada de Incêndio é tema de capacitação

CAPINOPOLIS – Profissionais da saúde participaram em Capinópolis de um evento voltado para a formação e atuação de uma Brigada de Incêndio, quanto a sua estrutura e organização. O evento teve como palestrante Zacarias Antônio Rocha, técnico em Segurança do Trabalho.

 

Essa capacitação de profissionais da saúde foi realizada no CATRU no último dia 17, onde as equipes de saúde da família tiveram a oportunidade de participar de capacitação com técnico de segurança de trabalho que explicou a importância dos “Brigadistas”, que são um grupo de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas dentro de uma organização, empresa ou estabelecimento para realizar atendimento em situações de emergência. Em geral estão treinadas para atuar na prevenção e combate de incêndios, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes.

Continua após a publicidade

 

Brigada de Incêndio é tema de capacitação

Zacarias ainda fez uma explanação de como é a organização de um grupo da Brigada e suas ações durante os eventos, como as Preventivas: Avaliação dos riscos existentes; Inspeção geral dos equipamentos de combate a incêndio; Inspeção geral de rota de fuga; Elaboração do relatório das irregularidades encontradas; Encaminhamento do relatório aos setores competentes; Orientar a população fixa e flutuante; e Exercícios simulados. Ações de Emergência: Identificação da situação; Alarme e abandono de área; Corte de energia; Acionamento do Corpo de Bombeiros e/ou ajuda externa; Primeiros socorros; Combate ao princípio de incêndio; Recepção e orientação ao Corpo de Bombeiros; e Preenchimento do formulário de registro de trabalhos dos bombeiros.

 

“Essa capacitação é muito importante, pois em casos de emergência toda ajuda é importante para salvar vidas, e um pouco de conhecimento em cada área é sempre muito bom para o crescimento do profissional independente da área que atua”, avalia a secretária municipal de Saúde, Simone Dantas.

 

O evento contou também com a presença das coordenadoras dos PSF’s Semíramis, Alvorada, São João, Recanto das Acácias e Ideal, além da coordenadora de Atenção Primária, Ana Claudia Cocca.

Brigada de Incêndio é tema de capacitação


Comments are closed.