Dia Nacional da Saúde comemorado com atividades variadas em Capinópolis

PAULO BRAGA

Confira as fotos e vídeo

[doptg id=”59″]

CAPINÓPOLIS, PONTAL DO TRIÂNGULO MINEIRO – As comemorações do dia Nacional da Saúde tiveram início com muita atividade física na manhã desta terça-feira (5) em Capinópolis.

Por volta das 7h:30m, a instrutora Adriana Neves comandou o “bonde da saúde” na Praça João Moreira de Souza e a alegria e disposição dos participantes ficou evidente. Ao som de músicas populares, ninguém ficou parado e até o “Lepo-lepo” deu o tom da atividade.

Após as 8h da manhã, foram realizadas várias atividades na Praça da Igreja Matriz de São Pedro e São Paulo – Aferição de Pressão Arterial, teste de Glicemia Capilar, panfletagem, entrega de preservativos, orientações sobre o combate a dengue e até exame preventivo de câncer bucal.

Queli Cristina de Carvalho, uma das multiplicadoras da campanha de prevenção ao câncer bucal disse que a própria pessoa pode fazer o auto exame preventivo – ” Desde o ano passado, a equipe odontológica iniciou a campanha contra o câncer de boca, orientando a população a fazer o auto exame. Para fazer o auto exame, a pessoa deve ficar à frente de um espelho, em uma área iluminada, abrir bem a boca e observar a presença de manchas brancas, vermelhas, caroços, feridas que não cicatrizam antes de trinta dias ” disse Queli.

Segundo a responsável pelo setor de agentes de endemias, Amélia Oliveira, o trabalho de prevenção à dengue tem sido positivo no município, com índices de casos da doença abaixo do estabelecido pelo ministério da Saúde.

A população participou e aproveitou para aferir a pressão arterial e fazer o exame de glicemia. O empresário Luiz Antônio da Silveira aproveitou o evento para aferir a pressão arterial  – “Está Ok, tudo ok” afirmou o empresário.

Ana Cláudia Fonseca, responsável pela coordenação de todos os PSF do município ressaltou a importância do evento para a cidade – “Hoje é o dia Nacional da Saúde e nós estamos trazendo a prevenção… a prevenção é o melhor remédio”, disse Ana Cláudia.

O dia 5 de agosto foi escolhido como o Dia Nacional da Saúde em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, um dos pioneiro no estudo de moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fóssil de crocodilo de cerca de 90 milhões de anos é encontrado em Campina Verde (MG)

Homem se passa por promotor de justiça para pedir doações e é preso em Ituiutaba