Rede de TV americana diz haver um ‘novo Snowden’ no governo dos EUA

Há um novo informante, dentro do governo federal americano, vazando informações sigilosas para a imprensa, segundo informou a rede de TV norte-americana CNN.

Pouco mais de um ano depois de Edward Snowden revelar a escala da espionagem da NSA (Agência Nacional de Segurança americana), na qual ele era prestador de serviços, o novo informante estaria por trás de uma reportagem da revista digital “The Intercept”, criada pelo jornalista americano radicado no Brasil Glenn Greenwald, autor das primeiras reportagens sobre Snowden.

O material revelado pela “The Intercept” expõe o quanto cresceu a base de dados sobre terroristas no governo –cerca de 700 mil pessoas são consideradas suspeitas– e informa que muitos deles não estão conectados a nenhum grupo terrorista conhecido.

Os documentos agora revelados foram preparados pelo Centro Nacional de Contraterrorismo, que teria tentado “estragar” o impacto da descoberta da “Intercept” passando dados para a agência de notícias Associated Press –esta última já foi espionada e teve telefones em seu escritório de Washington grampeados pelo governo em 2012.

Como os documentos vazados são de agosto de 2013, quando Snowden já estava na Rússia aguardando asilo político, é possível que outros funcionários da inteligência americana tenham se inspirado no gesto do ex-prestador de serviços da NSA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Homem se passa por promotor de justiça para pedir doações e é preso em Ituiutaba

Encerrado curso do Pronatec em Capinópolis